O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) de Foz do Iguaçu está se preparando para sediar um evento de grande importância: a Operação Paraná III. Com inicio hoje, 12, a programação se estende até o dia 18 com o objetivo de prestar ajuda humanitária e reunir exércitos de todo o continente americano, em um cenário simulado que envolve desastres naturais.

A Operação Paraná III abrange diversas cidades da região Oeste do Paraná, que incluem, além de Foz do Iguaçu, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, Medianeira e São Miguel do Iguaçu

Durante o decorrer das atividades, uma série de cenários hipotéticos serão explorados, abrangendo diversas comunidades ao longo da Costa Oeste, situada nas proximidades do Lago de Itaipu. A meta primordial é empregar esforços colaborativos a nível internacional, a fim de prover auxílio e proteção à população fictícia envolvida. Para dar vida a essa empreitada, um contingente impressionante de quase dois mil militares provenientes de 16 nações diferentes será mobilizado para o treinamento.

Ao longo do treinamento, um conjunto de recursos será mobilizado, contando com 48 blindados, 13 embarcações e quatro helicópteros, além do envolvimento de 1,7 mil militares brasileiros e 125 militares estrangeiros provenientes de países como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

Essa relevante iniciativa é orquestrada pela Conferência dos Exércitos Americanos (CEA), uma entidade internacional que engloba um conjunto diversificado de membros, totalizando 23 exércitos, juntamente com dois exércitos observadores e diversas organizações e observadores especiais do âmbito militar.

Operação Paraná III

Programação completa

  • A Programação da Operação Paraná III terá início no dia 12 de agosto (sábado) com a cerimônia de abertura em Foz do Iguaçu, seguida por uma palestra de um representante do governo do estado de São Paulo sobre o desastre de São Sebastião, ocorrido no litoral paulista em fevereiro do mesmo ano. Essas atividades serão exclusivas para os participantes do treinamento.
  • No domingo, 13 de agosto, a partir das 13h30, está programada a cerimônia de apronto operacional no Aeroporto de Medianeira, com a presença de 800 militares.
  • Em 14 de agosto (segunda-feira), a programação inclui exercícios com problemas simulados, abordando questões como violência contra a mulher, crianças treinando com armas, chegada de refugiados e operações de socorro e resgate de vítimas ilhadas por enchentes.
  • As atividades prosseguem no dia 15 (terça-feira) com problemas simulados relacionados à violência contra a mulher gestante, salvamento de desaparecidos, resgate de vítimas soterradas em deslizamentos de terra, chegada de refugiados e encaminhamento de feridos ao hospital de campanha.
  • Em 16 de agosto (quarta-feira), os militares participarão de simulações envolvendo evacuação de feridos e mortos, socorro e resgate de vítimas ilhadas por enchentes, suspeita de contaminação viral, violência contra a mulher e desabamento de ponte.
  • No dia 17 de agosto (quinta-feira), serão realizadas simulações de resgate de feridos por armas de fogo e combate a incêndios.
  • O último dia da Operação Paraná III, em 18 de agosto (sexta-feira), contará com a cerimônia de encerramento, que será reservada apenas para os participantes dos exercícios.