Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel que acompanharam a rotina escolar de milhares de estudantes durante o ano agora têm um destino correto: o programa de Logística Reversa de Livro Didático.

Organizado pelo Colégio Semeador, a ação tem como objetivo fazer com que o material didático retorne ao ciclo produtivo, deixando de ser resíduo para se tornar matéria-prima para novos produtos. 

Os livros didáticos ou qualquer material feito de papel podem ser entregues no Colégio. A ação também é realizada em outras unidades do Colégio Positivo nas cidades de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel, no Paraná, e Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina.

O material arrecadado será vendido para reciclagem e toda a receita será revertida para projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores junto a comunidades locais por eles escolhidas. O Instituto Positivo é o responsável por realizar a gestão do valor obtido e por orientar e acompanhar o andamento dos projetos nas unidades.

Para a diretora do Colégio Semeador, Ana Carolina Pereira, o Grupo Positivo busca constantemente reduzir os impactos das atividades no meio ambiente, garantindo a gestão correta de resíduos e o monitoramento do consumo de recursos naturais.

“Muitos pais – e até mesmo a comunidade – não saberiam onde descartar o material ao final do ano letivo. Mais do que reverter o lixo em recurso para ajudar uma entidade, estamos ensinando nossos alunos sobre preservação e solidariedade. Somos exemplo e é muito bom oferecer alternativas para algo que poderia ser descartado sem consciência ambiental”, destaca. 

Comentários

Deixe a sua opinião