A Tríplice Fronteira é caracterizada pela união de diferentes etnias que convivem de forma amigável, compartilham de diferentes culturas, criam laços e raízes. E foi pensando em mostrar a história de grandes mulheres que desembarcaram na fronteira em busca de um sonho ou objetivo que o 100fronteiras desenvolveu a websérie “Olhares 100fronteiras By Lilian Grellmann”.

Protagonizado pela CEO e jornalista do Grupo 100fronteiras, Lilian Grellmann, o projeto é uma websérie que consiste em 6 episódios gravados com mulheres de diferentes nacionalidades que escolheram a Tríplice Fronteira para empreender e ser seu lar.

Após muitas reuniões, gravações e planejamentos, a websérie “Olhares 100fronteiras By Lilian Grellmann” mostrará muitas curiosidades e o fascínio que é viver em uma Tríplice Fronteira.

Cada episódio apresenta uma convidada especial, em sua maioria uma estrangeira que decidiu fazer da Tríplice Fronteira a sua casa. Isso porquê pessoas do mundo todo vem para a região e imediatamente sentem-se acolhidas, há quem diga que a energia daqui é diferente.

A convidada do primeiro episódio é Evelyn Thollot, que tem origens paraguaia e francesa. Evelyn construiu seu negócio e vida na região trinacional. O lançamento será feito na quarta-feira (22), acompanhem as nossas redes sociais @100fronteiras.oficial e @liliangrellmann e aguardem o lançamento oficial do vídeo no Youtube, que conta com o apoio do Meta e ICFJ, e filmagem da 3 Front.

Olhares sem Fronteiras By Lilian Grellmann, nova webserie do 100fronteiras
Logo Olhares sem Fronteiras By Lilian Grellmann, nova websérie do 100fronteiras.

As novidades não param por ai! Foram 6 grandes mulheres convidadas para falar de suas experiências na região trinacional, por isso, em cada mês será laçado 1 episódio da websérie. Acompanhe os lançamentos no Instagram @100fronteiras.oficial e @liliangrellmann, os episódios também ficarão disponíveis no Youtube do Grupo 100fronteiras.

Veja as convidadas dos episódios que serão lançados em breve:

Aicha Eroud – veio da Síria e hoje vive na Tríplice Fronteira

Claudia Yachiro – Japonesa

Emilia Mendes – Portuguesa

Malvina Solís – Argentina

Malvina Solis nova colunista do portal 100fronteiras.com
Malvina Solis com a bandeira da Argentina. Foto: Thaynara Pagno.

Sandrina Adames – República Dominicana

Sobre o programa

Em abril de 2022, Lilian Grellmann, jornalista e CEO do 100fronteiras, foi selecionada para o programa “Acelerando a Transformação Digital”.

Durante três meses, Lilian e a equipe receberam mentoria ministradas por Fred Bottrel, chefe de reportagens especiais na Globo, ele repassou toda sua expertise a equipe do 100fronteiras e auxiliou em todo o processo de desenvolvimento do projeto.

O programa Acelerando a Transformação Digital é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) – além disso, conta com o apoio da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).

“Faz parte do compromisso da Aner trazer aos associados informação e oportunidades de inovação e desenvolvimento. Quando fazemos as parcerias com projetos e instituições internacionais, estamos buscando dar aos associados o estímulo para que suas empresas renovem os processos, os formatos e mecanismos de produção do conteúdo, monetização, aprendam lidar com dados com responsabilidade e a ouvir os desejos de seus clientes e consumidores, se destacando em seus segmentos. Para a Aner é um grande orgulho ver quando um associado se junta a essa causa e se aplica em renovar produtos e modelos de negócios, de monetização e de apresentação da notícia.”

Diz Regina Bucco, Diretora-Executiva da ANER.

Os participantes selecionados receberam uma mentoria com especialistas durante três meses e contaram com apoio financeiro de até US$ 2.500 cada um. A seleção foi feita entre os 10 mil inscritos que participaram de pelo menos uma das três edições dos cursos de jornalismo local ministrados pela Abraji, entre 2019 e 2021. Desses, somente 80 projetos foram selecionados para o programa, que tem o objetivo estimular o fortalecimento do jornalismo local no país e reduzir o número de municípios considerados desertos de notícias.

Um dos eixos de atuação da Ajor é justamente a construção de espaços que contribuam para a profissionalização e o amadurecimento institucional das organizações associadas. Programas como o Acelerando são fundamentais para o acesso destas organizações a conhecimentos especializados sobre gestão, modelos de negócio, mentalidade de produto, entre outros. Além do contato com grandes profissionais e acadêmicos do setor de negócios jornalísticos, o programa também possibilita um espaço de trocas entre as organizações que é fundamental para o desenvolvimento das iniciativas.

Diz Maia Gonçalves Fortes, Diretora Executiva da AJOR.

Comentários

Deixe a sua opinião