Quem nunca ouviu a mãe falar “bate o sapato antes de usar, tá tendo muito escorpião por aí” não mora nos países da tríplice fronteira. Hoje vamos falar especificamente do escorpião amarelo, uns dos mais venenosos, nativo do Brasil, Argentina e Paraguai.

O que você precisa saber sobre o escorpião amarelo

O escorpião amarelo é uma das espécies de escorpiões mais perigosas e letais do mundo. No Brasil, há cerca de 120 mil casos por ano.

O envenenamento acontece a partir do contato com o ferrão, o veneno contém uma toxina poderosa que pode causar dor intensa, inchaço, náuseas, vômitos e taquicardia. Em casos graves, pode levar a convulsões, insuficiência respiratória e até mesmo à morte.

Saiba como identificá-lo

Além da cor amarelada nas pernas e cauda, o escorpião-amarelo tem o tronco escurecido, serrilha nos 3º e 4º anéis da cauda e pode medir até sete centímetros de comprimento.

Outra característica que pode ajudar a identificar previamente as espécies venenosas é um pequeno espinho localizado na frente do ferrão, a estrutura responsável por transmitir o veneno, que fica na extremidade da cauda.

Foto: Luiz Carlos Rocha

Onde eles se escondem

Os escorpiões amarelos são animais noturnos e geralmente são mais ativos durante a noite.

Durante o dia, entretanto, eles costumam se esconder em locais escuros, úmidos e protegidos do sol. Você pode encontrá-los em frestas de paredes, atrás de móveis, embaixo de pedras, em buracos, no meio de entulhos, no lixo, em troncos podres e em outras áreas com pouca circulação de ar.

É importante ter cuidado ao manusear objetos que estiveram em contato com o chão por um longo período de tempo, como roupas, sapatos, toalhas e outros itens, pois os escorpiões se escondem nesses lugares.

Como prevenir

Antes que o pior aconteça, é melhor adotar medidas preventivas para evitar a presença de escorpiões amarelos em casa.

  • Verificar regularmente roupas, calçados e outros objetos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder nesses locais.
  • Vedar rachaduras e buracos em paredes, pisos e telhados, evitando que os escorpiões entrem na casa.
  • Instalar telas de proteção em janelas e portas, impedindo a entrada de escorpiões e outros insetos.
  • Manter o jardim bem cuidado e livre de entulho, evitando a proliferação de insetos e outros animais que possam servir de alimento para os escorpiões.
  • Manter a iluminação externa da casa suave, pois a luz forte pode atrair insetos e outros animais, incluindo escorpiões.

Encontrei um, e agora?

Já entendemos como o escorpião amarelo é perigoso, então se você encontrar algum deve eliminá-lo com cuidado e de forma segura para não se colocar em risco.

Inseticidas não são eficazes para evitar escorpiões. O uso dessas substâncias pode acabar tendo efeito contrário, provocando o aumento da população. Ao utilizar o inseticida, você provoca apenas o desalojamento temporário desses animais, o que favorece a dispersão de focos. Os escorpiões possuem um revestimento de quitina, que os deixa impermeáveis ao veneno.

Não tente matar um escorpião amarelo, especialmente se você não tiver experiência em lidar com esses animais. Além disso, matar o escorpião pode liberar mais veneno e tornar a situação ainda mais perigosa.

A melhor opção é contratar serviços especializados de controle de pragas. Além de terem métodos adequados para a eliminação desses animais, eles podem verificar se existem outros escondidos na casa.

Veja também

Comentários

Deixe a sua opinião