O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Recentemente mudei para uma casa nova, ainda está sendo uma questão de aprendizado. Estou me adaptando aos novos cantos, ao quintal, à disposição dos cômodos e móveis. Tudo está sendo novidade e tenho brincado com meus amigos que os dias estão parecendo férias.
Ao chegar alguma visita, existe todo o encantamento de mostrar algumas partes da construção e explicar o que é, e por qual motivo foi feito assim. E essa dinâmica tende a ser sempre envolta de orgulho. Uma sensação boa de apresentar algo que gostamos, para os mais chegados. Trabalhando no turismo, com Marketing de Destino, consigo fazer essa correlação, entre a minha própria casa e a minha cidade. Soa um pouco como clichê essa comparação, mas não teria como explicar isso de outra forma. Inclusive, é muito comum ouvir, dos moradores, a frase de que as Cataratas do Iguaçu são seu quintal de casa.
Não é só porque nasci aqui, que admiro nossa região e aprecio cada detalhe do que temos ao nosso alcance, mas porque entendo que vivo num local único no Mundo. Para que compreendam bem, eu trabalho atendendo imprensa, influenciadores e celebridades, para viveram experiências reais em Foz do Iguaçu. O objetivo é que eles vivenciem uma programação montada de acordo com o perfil de cada um e divulguem, de forma orgânica, em suas mídias sociais.
Com isso, obtemos um alcance muito legal para um público diversificado de variadas partes do Brasil e do Mundo. Afinal, com mais pessoas ouvindo e vendo sobre Foz, criamos interesse e, consequentemente, aumentamos o fluxo de turistas. Um fluxo que faz girar a economia da região nos mais diversos setores. E é nesse importante ponto que retomo a questão de apresentar nosso Destino com orgulho, como se cada local visitado fosse uma parte da minha própria casa.
Como se o visitante fosse minha visita. Essa alegria e pertencimento, faz toda a diferença para que a experiência seja genuína. Tudo isso está interligado: – um Destino bem localizado, uma natureza exuberante, locais bem estruturados e pessoas que atendem bem e entendem a importância do que estão fazendo. E se Foz do Iguaçu é a minha casa, ela precisa ser a casa de quem trabalha em cada atrativo, hotel, restaurante e comércio. É preciso apresentar, para os nossos visitantes, a nossa casa de uma forma divertida e carinhosa, mostrando suas qualidades, que vão além de sua estrutura. Uma viagem é mais do que é possível ver ou fazer.
A criação de boas memórias do local visitado está nas pessoas, na recepção e no sentido que a relação humana dá para cada uma das coisas.
Filipe Lafuente Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Marketing e Comunicação Corporativa, trabalha com Marketing de Destino no Visit Iguassu, o Instituto de Promoção Turística de Foz do Iguaçu.
Relacionado
Filipe Lafuente
Formado em Publicidade e Propaganda, especialista em Markting e Comunicação Corporativa, trabalha com Marketing de Destino no Visit Iguassu, o Instituto de Promoção Turística de Foz do Iguaçu.