Hoje é um dia marcante para a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), pois a comunidade acadêmica votará para escolher os novos reitor e vice-reitor que liderarão a instituição pelos próximos quatro anos. O processo eleitoral será realizado através do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIG-Eleições) e ocorrerá das 8h do dia 16 até as 20h do dia 17 de maio.

Os candidatos ao cargo de reitor são Diana Araújo Pereira e Gleisson Brito, este último buscando a reeleição. Rodne de Oliveira Lima e Luis Evelio Garcia Acevedo são os respectivos candidatos a vice-reitor da UNILA. A escolha dos líderes é de extrema importância, pois eles serão responsáveis por direcionar o futuro da universidade e seus programas.

Rodne e Diana, chapa 2; e Gleisson e Luis Evelio, chapa 3, no último debate

Todos os membros da comunidade universitária – docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos – que constam na lista de eleitores divulgada pela Comissão Eleitoral têm o direito ao voto.

O resultado da votação será apurado após o término do processo eleitoral no Campus Integração, com a expectativa de que seja anunciado ainda na quarta-feira (17). A Comissão Eleitoral irá divulgar dois resultados: um considerando a igualdade de peso para o voto de cada uma das categorias e o segundo, considerando os pesos de cada categoria — docentes (70%), estudantes (15%) e técnicos (15%).

A escolha do reitor é um processo democrático que permite a toda a universidade escolher seu representante

Gilcélia Cordeiro, presidente da Comissão Eleitoral

Ela também ressaltou a importância da participação de todos na escolha da liderança da UNILA, observando que o processo está sempre em evolução e aprendizado.

Gilcélia (ao centro): processo democrático

Após a votação, o resultado será apresentado ao Conselho Universitário (CONSUN), que se reunirá na sexta-feira (19), em assembleia extraordinária, para votar e elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).

Este é um momento crucial para a UNILA, pois a liderança escolhida terá um papel importante na formação de futuros líderes e na promoção da excelência acadêmica. A participação de todos é fundamental para garantir uma decisão democrática e representativa.

Veja também: conheça a história da Independência do Paraguai

Comentários

Deixe a sua opinião