Hoje, dia 10 de abril (segunda-feira) será realizada uma audiência pública sobre o local que o novo Porto Seco será construído. Às 18h30, a Câmera Municipal de Foz do Iguaçu conta com a presença dos iguaçuenses.

A localização divulgada causou incômodo na população, isso porque seria construído em área urbana. Logo, a movimentação popular Unidos por Foz deixa claro que apoia o Porto Seco, mas em local adequado, próximo das vias de escoamento e conectado aos futuros projetos integradores.

De acordo com Ivo Valente, professor, a construção em área urbana pode causar um grande impacto negativo para a região.

“Ao instalar um porto seco nessa região, haverá desvalorização dos terrenos e um fluxo enorme de caminhões, sem contar que um porto seco envolve muitos outros serviços, como borracharias, depósitos de materiais perigosos e explosivos, afetando não só a região urbana, como o meio ambiente”, alerta Ivo Valente.

A audiência será realizada hoje, às 18h30min, no Plenário Ignácio de Sá Sottomaior da Câmara de Vereadores, que se localiza na Travessa Oscar Muxfeldt, 81 – Centro. Toda a audiência pública será transmitida ao vivo nas redes sociais oficiais da Câmera Municipal de Foz do Iguaçu.

O que é um Porto Seco?

É uma infraestrutura para otimizar operações logísticas de importação e exportação. É um estabelecimento onde se realiza operações de armazenagem, movimentação e despacho aduaneiro de mercadorias.

Pra que serve?

O Porto Seco serve para desafogar o fluxo nas zonas primárias de desembaraço e liberação de mercadorias. Assim, são estabelecimentos que recebem cargas para importação e exportação que são armazenadas para que o desembaraço aduaneiro seja feito pelos órgãos competentes.

Qual é a importância para Foz?

Em 2022, o Porto Seco movimentou mais de 33 bilhões de reais em produtos e mercadorias de exportação e importação. Ressaltando Foz do Iguaçu como principal polo logístico do Mercosul.

Segundo o Prefeito Chico Brasileiro:

“Nosso município, referência no turismo, se coloca de maneira muito forte no setor de logística dentro e fora do continente. Tudo isso contribui para melhorar a economia. É mais emprego e renda para os moradores e o crescimento social da cidade”, destaca o Prefeito de Foz do Iguaçu.

Veja também