Anúncio Publicitário.

A Ponte da Integração, entre o Brasil e o Paraguai, tão aguardada por muitos, infelizmente vai demorar um pouco mais para ser inaugurada.

Embora a previsão inicial fosse março de 2023, já estamos em maio e parece que houve um retrocesso. O asfalto, que já estava concluído, está sendo trocado, o que causa certo desânimo.

Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná (DER-PR), Agora, o asfalto está sendo trocado por um material mais resistente ao calor e ao tráfego intenso.

Em nota, o DER-PR fala: “após análises dos efeitos da variação de temperatura, foi decidido substituir o cimento asfáltico de petróleo antigo por um mais resistente ao calor, que também responde melhor ao tráfego de veículos pesados.”

A troca do asfalto será realizada em uma extensão de 760 metros da Ponte da Integração e deverá ser concluída até a próxima semana, sem custos adicionais. O novo asfalto será capaz de resistir a temperaturas de até 52ºC.

Até o momento, 99,28% da obra foi executada, representando um investimento de 234,4 milhões de reais. Por outro lado, a perimetral leste, que faz parte do projeto, está apenas 20% concluída, mostrando que ainda há muito trabalho pela frente antes que a região possa receber visitantes.

A nova aduana da fronteira com o Paraguai, que estava prevista para começar a funcionar em abril, ainda está em obras, sem previsão de conclusão. Enquanto aguardamos ansiosamente pela inauguração da nova ponte, resta-nos ter paciência e continuar enfrentando as dificuldades da atual situação.

A obra teve início em 7 de agosto de 2019 e tem como objetivo aliviar o tráfego intenso na Ponte da Amizade, que é a principal ligação entre os dois países e a fronteira mais movimentada do Brasil. Diariamente, mais de 41 mil veículos e cerca de 82 mil pessoas passam por lá.

Reivindicada há mais de 40 anos pela região oeste do Paraná, a tão esperada segunda ponte entre Brasil e Paraguai ainda não está pronta. Quem costuma fazer turismo de compras, trabalhar ou simplesmente passear em Ciudad del Este sabe o quão estressante pode ser enfrentar longas filas, tanto na ida quanto na volta.

A nova ponte, chamada de Ponte da Integração, promete trazer mais fluidez ao tráfego e fica próxima ao Marco das Três Fronteiras, um dos principais pontos turísticos da região. Ela ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, que faz divisa com Ciudad del Este.

Veja também: Rodovia das Cataratas terá bloqueio de pista, fique atento!

Espaço Publicitário