Em 7 dias será o Dia dos Namorados e o comércio já se movimenta com a expectativa de vendas. Segundo uma sondagem feita pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e o SEBRAE, 47% das pessoas entre os entrevistados pretendem comprar presente para seu parceiro ou parceira para a ocasião. Aqueles que disseram que não vão presentear, em sua grande maioria, manifestaram não estar em um relacionamento.

A pesquisa também revelou o comportamento do consumidor e parece que os homens estão mais românticos este ano.

Dentre os entrevistados que irão comprar presentes, 43,1% são mulheres e 51,1% são homens. E os homens também irão gastar mais: uma média de R$ 184,04, contra o orçamento médio de R$ 134,80 das mulheres.

Veja também: Tá chegando! Confira 3 super dicas de presente para o Dia dos Namorados

O coordenador de Comércio do Sebrae faz uma análise sobre o comportamento dos paranaenses este ano. Mais de 60% dos compradores irão procurar o presente na semana anterior ao dia dos namorados e mais de 10% vai comprar no próprio dia.

Como as pessoas estão atarefadas, elas acabam deixando para os 48 segundos do segundo tempo. Quem compra antecipadamente está procurando um preço mais acessível ou um produto muito específico.

Associando essa informação ao fato dos homens, em grande parcela, deixarem as coisas para última hora, podemos concluir que isso faz com que eles realmente paguem mais caro. Entre os produtos mais procurados estão roupas, cosméticos e as lembrancinha clássicas como flores e chocolate.

Por isso, a dica é se antecipar. Se você já sabe o que vai dar de presente, por que não comprar com antecedência? Além de ter mais tempo para procurar um bom negócio, você evita a correria de última hora e, consequentemente, pode evitar pagar mais caro.