O projeto Naipi e Tarobá nasceu com o objetivo de estimular a cultura local, com foco na lenda das Cataratas. Naipi e Tarobá tem a missão de contar a lenda das Cataratas em um formato mais leve – “cartoon” deixando os personagens infantis e criando uma identidade cultural para eles.

“Temos o objetivo de proporcionar aos turistas e aos moradores de Foz do Iguaçu uma experiência histórica e cultural da lenda das Cataratas além de estimular a leitura das crianças, propagando sua origem e fortalecendo sua imagem com uma identidade cultural, que é transmitida por meio dos livros e outros produtos.”

Diz André Ribas, idealizador do Naipi e Tarobá.

O primeiro livro sobre a lenda das Cataratas foi lançado em 2017, hoje já são 4 edições que estão disponíveis na região trinacional e mais de 10 mil exemplares vendidos. Além dos livros a equipe do projeto Naipi Tarobá também faz a contação de histórias para as crianças da região, tanto em comunidade carentes quanto escolas particulares.

Naipi e Tarobá

“A gente propaga a lenda das Cataratas para o Brasil e o mundo por meio dos livros, nós temos livros de colorir, livros com temas ambientais (de combate a dengue) – tudo para orientar as crianças de como fazer e como eles podem orientar suas famílias, o livro mexe com a cognição e condição de pensar das crianças.”

Completa André Ribas.
Andre Ribas
Andre Ribas, idealizador do projeto Naipi Tarobá.

Em agosto, Naipi e Tarobá foram escolhidos para serem mascotes das Olimpíadas Estadual da APAE que foi realizada em agosto em Foz do Iguaçu. André explica que o evento mexeu emocionalmente com as famílias, vendo as crianças competirem.

“Para nós e motivo de orgulho Naipi e Tarobá ter sido o mascote das Olimpíadas, era o estado do Paraná, mais de 20 delegações em Foz do Iguaçu, nós distribuímos brindes e auxiliamos durante todo o evento.” Comenta André.

Movimentando a economia local

Todos os produtos do Naipi e Tarobá são feitos aqui na região de Foz do Iguaçu para apoiar as empresas locais. Os livros, lápis e artesanatos todos são feitos na região trinacional.

São vários os produtos do projeto, como livros de literatura, livros de colorir, canecas, ímã, bonés, camisetas – você pode encontrar os produtos nas Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e em alguns hoteís da cidade. Também é possível fazer a encomenda por meio das redes sociais:

Instagram: @NaipieTarobá

Facebook: Naipi e Tarobá

Conheça o site: http://www.naipietaroba.com.br/

Comentários

Deixe a sua opinião