O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Ataques de 8 de janeiro. Foto: Marcelo Camargo/ABr
OSupremoTribunalFederal(STF)iniciounestaquarta-feira(13) a sessãoparajulgarosprimeirosréusenvolvidosnosataquesde 8 dejaneiro,quandoassedesdospoderesemBrasíliaforaminvadidasedanificadas.
EntreosprimeirosréusaseremjulgadosestáMoacirJosédosSantos,de 52 anos,residente de Cascavel (PR).TambémserãojulgadosAécioLúcioCostaPereira,ThiagodeAssisMathareMatheusLimadeCarvalhoLázaro,todosacusadospelaProcuradoria-GeraldaRepública(PGR)departiciparemativamentenadestruiçãodoCongressoNacionaledoPaláciodoPlanalto.
Supremo Tribunal Federal. Foto: EBC/Agência Brasil
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que os danos do dia ultrapassaram R$ 15 milhões em prejuízos. Ao apresentar o relatório da primeira ação penal examinada, o juiz detalhou os custos estimados após a invasão das instituições representativas dos Três Poderes. Moraesafirmaqueprejuízoscausadosporgolpistasno 8 dejaneirosuperaramR$ 15 milhões.
O ministro do STF Alexandre de Moraes — Foto: Reprodução/TV Justiça
Após as manifestações iniciais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) fará a argumentação da acusação, seguida pela apresentação da defesa pelos advogados dos réus, que terão uma hora para expor seus argumentos. Depois das intervenções, a votação será realizada, envolvendo além de Moraes e Marques, a participação de outros nove ministros.