Entre os dias 6 e 9 de setembro, Foz do Iguaçu recebe o VII Congresso Latino-Americano e XII Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica, evento realizado pela Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec).

Durante o evento, serão apresentados produtos frutos de pesquisa em áreas que envolvem não só a saúde e a tecnologia, mas também a mecânica, a mecatrônica, a engenharia. Durante o encontro, serão 38 palestras sobre assuntos relacionados à ortopedia e mais de 20 empresas especialistas na fabricação de próteses e órteses mostrando o que de novo no assunto.

A Ottobock, empresa alemã com atuação no Brasil no desenvolvimento e fornecimento de próteses, órteses e mobility, por exemplo, vai realizar o lançamento de três produtos exclusivos, além de comemorar os 25 anos de um dos principais joelhos da marca, o C-Leg, que em toda a sua história, já teve mais de 100 mil ajustes.

“O Congresso sem dúvidas é um momento fértil de discussão, compartilhamento de experiências e buscas por melhores soluções, com vistas ao aprimoramento da profissão de ortopedia. Além das palestras, será possível participar de cursos ministrados pelos profissionais mais renomados da atualidade, do Brasil e do exterior, estreitando o acesso a tecnologias e técnicas que têm sido adotadas ao redor do mundo, trazendo para o nosso país as tendências mais avançadas em busca dos melhores resultados”, disse o presidente da Abotec, André Cristiano da Silva.

Toda a evolução que será apresentada beneficia exclusivamente os usuários, que podem retomar suas vidas de maneira segura. Para se ter ideia, segundo um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), entre 2012 e 2021, cerca de 250 mil pessoas passaram por uma amputação dos membros inferiores, uma média de 66 pacientes por dia.

Foz do Iguaçu recebe o VII Congresso Latino-Americano e XII Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica
Foto: Divulgação.

O dado, elevado, mostra a importância de se investir em tecnologia de ponta. É o caso do paratleta recordista mundial dos 100m do atletismo e medalhista de prata das Paralimpíadas de Tóquio em 2020, Vinicius Rodrigues. Depois de sofrer um acidente automotivo aos 19 anos, Vinicius passou a competir provas do esporte e hoje é Embaixador da Ottobock na América Latina. “É uma prótese que me ajuda muito não só nas competições, mas no dia a dia, principalmente.

Para pedalar, por exemplo, a prótese tem um mecanismo que eu posso acionar com o pé ou pelo aplicativo. Pra academia também me ajuda, porque me dá muita segurança na hora de fazer os pesos”, conta ele. 

Entre os lançamentos está o pé Taleo Side Flex, que oferece uma adaptabilidade às superfícies irregulares e inclinações. Isso permite, por exemplo, um movimento para frente mais controlado se comparado com outros produtos semelhantes.

Outra novidade é joelho Dynion, que traz um mecanismo hidráulico de rotação que permite que os usuários alcancem diferentes velocidades durante a caminhada, ou ainda, realizem atividades como bicicleta e até mesmo nadar. Já o Pé Trias Facelift, que vem em sua nova versão à prova d’água, reproduz a anatomia do pé humano com design triangular e com rolamento suave, tornando a caminhada mais confortável e com menor esforço.  

25 anos de aprimoramento e tecnologia

Dizem que a prática leva à perfeição. Pois essa máxima pode perfeitamente se aplicar ao C-Leg, uma das próteses de joelho mais vendidas pela empresa no mundo. O produto foi apresentado pela primeira vez como protótipo em 1992, no Congresso Mundial da ISPO (International Society for Prosthetics & Orthotics). Cinco anos depois, o equipamento entrou em produção pela Ottobock após aprimoramento nos estudos e no desenvolvimento da ferramenta.   

Palestras e workshops

Durante os quatro dias do evento, a Ottobock também vai participar de palestras workshops e apresentações ao vivo. Com a presença de congressistas renomados, a empresa vai apresentar as melhorias em mobilidade e segurança nos produtos que desenvolve.  

Serviço 

Ottobock nos congressos da Abotec 

Datas: 6 a 9 de setembro 

Local: Rafain Palace & Convention – Av. Olímpio Rafagnin, 2357 – Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu – PR 

Horário: das 8h às 17h 

Comentários

Deixe a sua opinião