A queda de um meteoro foi registrado nas redondezas do Paraná e Santa Catarina. O fenômeno luminoso pôde ser visto na noite de segunda-feira (06) nos ceús de Foz do Iguaçu e em Monte Castel, em Santa Catarina.

A passagem do meteoro foi registrado por uma estação de monitoramento do Clima ao Vivo em Foz.

Segundo especialistas, o meteoro tinha o tamanho de uma laranja, e possivelmente foi vaporizado ao alcançar a atmosfera da terra.

Veja o vídeo do momento:

O colaborador Marcelo Zurita, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) explicou ao site Clima Ao Vivo sobre o que é um meteoro.

O meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explicou.

Marcelo não descarta a possibilidade de que o meteoro tenha chego no Paraguai.

Um dia antes, meteoro foi visto na Amazônia

71 mil quilômetros por hora, essa foi a velocidade em que o meteoro com cerca de 2 toneladas de massa entrou na atmosfera.

O fenômeno aconteceu no domingo (03 de abril), no município de Tefé, no interior do estado do Amazonas. Segundo informações na NASA e da Bramon, Rede Brasileira de Observação de Meteoros a explosão do meteoro na atmosfera disparou energia equivalente a de 95 toneladas de dinamite.

Qual a diferença entre meteoro e meteorito?

A maioria dos meteoros são pequenos e se desintegra ao entrar em contato com a atmosfera.

Alguns, no entanto, sobrevivem ao impacto e caem em algum lugar do nosso planeta. Essas pedras que caem no planeta Terra ganham o nome de meteoritos, que ajudam os pesquisadores a entender mais sobre o nosso Sistema Solar.

De acordo com Marcelo Zurita, o fenômeno registrado em Foz foi bastante luminoso, mas não era um meteorito.

“Esse meteoro não gerou meteorito. Apesar de ser bem luminoso, não foi luminoso suficiente para indicar uma rocha muito grande que resistiria a passagem atmosférica”.

Finaliza o colaborador.
Asteroide
Imagem reproduzida da Internet.

Comentários

Deixe a sua opinião