O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Nesta terça-feira (30) a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab realiza a cerimônia de abertura da exposição do Alcorão Sagrado, realizado pelo governo Saudita. O evento é gratuito e aberto ao público, segue até o dia 6 de junho em Foz do Iguaçu.
A Mesquita está localizada na rua Meca, 599 – Jardim Central. A partir de quarta (31) até terça (06) a exposição do Alcorão Sagrado estará disponível das 10h às 17h30.
“A exposição mostra o quão importante o Alcorão Sagrado é para a nossa religião e os ensinamentos dele para o islam. É uma oportunidade para os iguaçuenses e turistas saberem ainda mais sobre a religião.”
diz Hola El Kadri administradora do crv da mesquita.
Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas pratiquem a religião no país. A Mesquita de Foz do Iguaçu é um exemplo de como a comunidade islâmica tem crescido e prosperado, com mesquitas espalhadas por diversas cidades brasileiras.
Recentemente a Mesquita passou por reformas para melhorar o estacionamento, construir uma escola e reformar a quadra esportiva. Essas melhorias visam aprimorar a experiência dos visitantes e contribuir para o fortalecimento da comunidade islâmica local.
“O complexo turístico da mesquita começou em 2010 quando nós levamos a ideia para Itaipu, PTI, prefeitura, com essa vontade de trazer algo que beneficiasse a cidade no setor de turismo religioso, que criasse esse primeiro movimento do turismo religioso em Foz do Iguaçu, e isso foi aceito” conta Dr. Faisal Ismail, diretor da beneficência da Mesquita. “Nós começamos então um processo de pesquisa na região, na cidade, com apoio de entidades educacionais, apoio do PTI, Itaipu e prefeitura, nós desenvolvemos um estudo durante alguns anos onde nós construímos o projeto em 2017. Esse projeto foi desenvolvido para receber o turista com a melhor qualidade que existe.”
O complexo começou a ser construído em 2020 e levou dois anos para ficar pronto. A mesquita foi inteiramente revitalizada para que pudesse acolher a todos e hoje tem uma bela estrutura para nos atender. Tudo foi desenvolvido pensando no turista, desde o estacionamento, sala de audiovisual e uma loja de souvenirs e comidas culturais.