As obras do Mercado Público em Foz do Iguaçu estão quase no fim, no início deste ano, as obras estavam 65% concluídas.

O Mercado Público em Foz começou a ser construído em 2018. O investimento é de R$ 14,5 milhões, com projeto do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e recursos da Itaipu Binacional.

A 100fronteiras entrou em contato com a assessoria do Parque Tecnológico de Itaipu para tirar as principais dúvidas sobre a obra. Confira abaixo:

Qual a previsão de inauguração do Mercado Público na Vila A?

Sendo a Itaipu a idealizadora do Mercado, é importante que a resposta seja de Itaipu. A Fundação PTI aguarda a entrega da obra para os tramites de licitação e contratação da empresa que irá administrar o Mercado Público.

Como o espaço está dividido?

O espaço está dividido em uma edificação contemplada com 64 boxes internos e 08 espaços externos locáveis (com infraestrutura de elétrica, água e esgoto). Possui, também, uma ampliação em anexo que abriga a doca de carga e descarga, depósito, câmaras frias, área administrativa, vestiários de funcionários e sanitários para público. O lote também está contemplado com dois estacionamentos (Leste e Oeste) que, ao todo, somam 155 vagas para carros, 28 para motos, 09 vagas PcD e preferenciais, e bicicletários para até 58 bicicletas.

Esse vai ser o primeiro Mercado Público de Foz?

Não se trata de um empreendimento com ativo municipal, por isso foi adotando o nome e identidade de Mercado Público. E sim, será o primeiro empreendimento com características de Mercado Público da cidade.

Vídeo da obra do Mercado Municipal, feito em agosto de 2021. Vìdeo: 100fronteiras.

Qual a diferença de um mercado normal para um Mercado Público?

Mercado Municipal é um ativo do município, criado geralmente com o objetivo de escoar a produção agrícola e artesanal do município, com identidade própria do território onde está localizado. Os demais mercados, privados, podem manter tal foco, mas ampliam a atuação e atuam conforme interesse de mercado e público final.  

O que vai ser ofertado? Como artesanato, restaurantes, etc?

O Mix de produtos deverá ser definido pela empresa administradora em seu Plano de Negócios. Tais empreendimentos estão sugeridos no edital de licitação da empresa administradora, mas caberá a empresa estruturar e aprovar o melhor modelo conforme seu plano de negócios.

Quantos m² o lugar tem? E para os ‘boxes’?

O empreendimento possui 4.723,20m² de área edificada. Deste total, 1.847,31m² são destinados ao boxes.

Como os ‘boxes’ funcionam?

A estrutura física dos boxes varia desde o seu dimensionamento até alguns serviços contidos neles. A área interna de cada tipo varia desde 4,06m² até box com 187,50m² de área útil disponível para ser explorado. Alguns boxes possuem mezanino para depósito, já outros possuem acesso direto aos deck de alimentação comum, distribuídos no perímetro da edificação. Já outros são apenas áreas delimitadas para construção de mobiliário que atenda serviços de hortifruti, por exemplo.

Caso eu queira ir com o meu negócio, vender algo, o que eu preciso fazer?

A Fundação PTI irá realizar chamamento público para seleção de empresa especializada na gestão de Mercado Público, e caberá a empresa administradora estruturar e aprovar um modelo de gestão dos boxes, conforme seu Plano de Negócios.

Vai ter um evento de inauguração?

Deverá ser definido pela empresa administradora em seu Plano de Negócios.