O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
O Projeto Mercado Municipal de Foz do Iguaçu tem vem sendo uma questão intrigante na Tríplice Fronteira, a obra que está pronta desde 2021 mas a inauguração deve ser realizada apenas em 2024.
O novo ponto turístico de Foz do Iguaçu estava previsto para ser inaugurado este ano, mas o lançamento foi adiado devido a questões relacionadas ao consumo de energia elétrica. A ventilação do mercado depende fortemente do ar-condicionado, mas o alto custo da energia elétrica tornou a operação economicamente inviável para os usuários do espaço.
O desafio agora é encontrar uma solução sustentável e econômica para reduzir os custos de energia. Uma possibilidade a ser considerada é a instalação de energia solar.
Além disso, Enio Verri confirmou à RPC que a gestão do Mercado Municipal será transferida para o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Ele assegurou que o local não será vendido ao setor privado e que o PTI será responsável por definir a estrutura operacional do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu.
Concluído desde 2021, o Mercado Municipal iniciou a sua construção em 2018, com um investimento de R$ 14,5 milhões. O projeto é uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), financiado pela Itaipu Binacional.
QUAL A DIFERENÇA DE UM MERCADO MUNICIPAL PARA UM MERCADO COMUM? Mercado Municipal é um ativo do município, criado geralmente com o objetivo de escoar a produção agrícola e artesanal do município, com identidade própria do território onde está localizado. Os demais mercados, privados, podem manter tal foco, mas ampliam a atuação e atuam conforme interesse de mercado e público final.
Obra Mercado Municipal.
Foto: Kiko Sierich/ PTI.
Em outubro de 2021, o Grupo 100fronteiras contatou a assessoria do Parque Tecnológico de Itaipu para esclarecer as principais dúvidas sobre a obra. Veja abaixo algumas das questões respondidas:
A estrutura do Mercado Municipal é dividida em uma edificação com 64 boxes internos e 08 espaços externos disponíveis para aluguel. Conta ainda com um anexo que abriga doca de carga e descarga, depósito, câmaras frias, área administrativa, vestiários para funcionários e banheiros públicos. Adicionalmente, o terreno inclui dois estacionamentos que, juntos, oferecem 155 vagas para carros, 28 para motos, 09 vagas para PcD e bicicletário para até 58 bicicletas.
Os boxes apresentam variações quanto ao seu tamanho e serviços oferecidos. O tamanho interno varia de 4,06m² até boxes com 187,50m² de área útil disponível. Alguns boxes possuem mezaninos para depósito, enquanto outros oferecem acesso direto ao deck de alimentação comum. Há ainda espaços delimitados para a instalação de serviços como hortifruti.
Substituir o telhado do mercado municipal por placa fotovoltaica para gerar energia solar.