De acordo com a informação fornecida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a obra da Perimetral Leste em Foz do Iguaçu já alcançou mais de 19% de execução até o mês de fevereiro deste ano. Isso significa que cerca de um quinto da obra já foi realizada.
O investimento aplicado é em torno de R$ 20 milhões até o momento. Vale destacar que as infraestruturas seguem concentradas na construção do novo viaduto da BR-277.
Foram concretadas mais quatro vigas longarinas ao longo do mês, totalizando 11 das 12 previstas da obra de arte especial, que fará a ligação do BR-277 com a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, além de permitir acessos às marginais e retornos para quem trafega sentido Foz e Curitiba.
Sobre os serviços da Perimetral Leste
Os serviços de terraplanagem, com escavação, lançamento e compactação de material, também avançaram na plataforma da nova rodovia, bem como os serviços de drenagem.
No local onde serão implementadas as aduanas, nas fronteiras com Paraguai e Argentina, está em andamento a execução da drenagem, com instalação de caixas e alas de bueiros, concentrados neste momento na aduana paraguaia.
No total, a Perimetral Leste terá seis viadutos, sendo que três deles já estão com as estruturas prontas.
Vale destacar aqui que essa é uma obra de infraestrutura importante que visa melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Uma parceria entre o Governo do Estado, federal e Itaipu Binacional, responsável pelos recursos financeiros que já teve um investimento de aproximadamente R$ 232,7 milhões.
Ponte da Integração
A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu é uma obra executada pelo DER/PR e é um projeto que também engloba a Ponte da Integração, que já está com sua estrutura concluída. Logo, a rodovia ligará a BR-277 até a nova ponte, construída sobre o Rio Paraná, próximo à Tríplice Fronteira do Brasil, desviando o tráfego intenso do centro da cidade.
A Ponte da Integração teve a estrutura concluída no fim de 2022, mas segue recebendo os últimos ajustes, como a soldagem de guarda-corpos internos e instalação das placas de sinalização náutica.
Fonte: AEN-PR