Você faz ideia de quantos micro e pequenos empreendedores tem na cidade? De acordo com o Sebrae PR e a Receita Federal, os pequenos negócios representam a maioria das empresas em Foz do Iguaçu.
Neste ano, em Foz do Iguaçu, há 42.676 empresas e CNPJ ativos. Dentro desse dado, mais da metade são Microempreendedores Individuais (MEI), chegando a 56%, ou seja, 23.763. Já a Microempresas (ME) representam 30%, com 13.001 unidades.
Ainda de acordo com os dados da Receita Federal e do Sebrae PR, o número de Empresas de Pequeno Porte (EPP) é de 5%, com 2.238 negócios. Assim, as Médias e Grandes Empresas também representam 5%, mas com 1.990 empreendimentos. Por fim, a cidade totaliza 1.640 Empresas Sem Fins Lucrativos (4%) e 44 Empresas Governamentais.
Logo, juntando os 56% dos Microempreendedores Individuais, 30% das Microempresas e 5% das Empresas de Pequeno Porte, a soma resulta em 91% micro e pequenos negócios movimentando a economia do município.
Segundo a Consultora de Negócios do Sebrae Amanda Fagundes, das 42.676 empresas, muitas delas estão com o CNPJ em funcionamento, mas não estão abertas.
”Geralmente, a metade desse número estão abertas. Logo, com o alvará ativo, são 50% de 42,676 empresas que estão funcionando”, explica Amanda Fagundes.
Além disso, a média de idade das empresas de Foz do Iguaçu é de 6,6 anos.
Qual setor tem mais empresas?
O comércio, indústria, construção e serviço são os quatro setores com mais empresas em Foz do Iguaçu. Contudo, a maioria das empresas iguaçuenses estão no setor de serviços com cerca de 54%. Em segundo lugar, está o comércio com 30% das empresas. Já o setor de construção totaliza 10%. Por fim, temos o setor industrial, com 6%.
Como está o setor rural na cidade?
Os Produtores Rurais, cadastrados no CADPRO, são 1.035 indivíduos. Porém, o número de Empresários Rurais é um pouco maior, com 1.550 empresas.
Tem Startup na cidade das Cataratas?
Sim, atualmente, há 4o startups em Foz do Iguaçu.
Qual é o perfil do empreendedor iguaçuense?
A maioria dos empreendedores da cidade são homens, representando 55%, ou seja, 49.364 indivíduos. Dessa forma, com quase 10 mil mulheres a menos, o público feminino é de 45%, com 39.679.
Ademais, a cidade conta com a idade média dos empresários de 46 anos.
Por que tem tanto Micro Empreendedor em Foz?
Em conversa com Amanda Fagundes, graduada em Administração na Unioeste e Consultora de Negócios no Sebrae PR desde 2014, ela afirma que a pandemia é um dos fatores responsáveis.
”Durante a pandemia, muito prestador que trabalhava como CLT, ou seja, de carteira assinada, buscou ser empreendedor individual para se formalizar e ter uma fonte de renda”, enfatiza Amanda Fagundes.
Esse boom no número dos pequenos negócios não aconteceu somente em Foz do Iguaçu, mas sim no Brasil todo, afirma a consultora de negócios.
” Depois de 2020, foi o recorde de empresas abertas como microempreendedor individual no Brasil, foram mais de 2,9 milhões de micro empresas”, diz Fagundes.
O empreendedorismo por necessidade moveu milhares de moradores da cidade a abrir um negócio, para que eles pudessem ter um sustento.
”Aqui em Foz, muitas empresas são categorizadas como empreendedorismo por necessidade. Esses microempreendedores individuais precisaram abrir o próprio negócio para a subsistência, ou seja, ter alguma atividade econômica”, destaca a consultora.
Como foi o ano de 2022?
No ano passado, 7.552 empresas foram abertas, mas 3.144 fecharam suas portas. Em promoção de vendas, foram abertas 554 lojas, porém, no total, 180 fecharam. No caso de cabeleireiros, manicure e pedicure, 260 foram abertas e 84 encerraram suas atividades.
Relacionado