O Programa A União Faz a Vida, criado pelo Sicredi há mais de 26 anos, chegou a Foz do Iguaçu na data de hoje. O lançamento oficial foi na manhã desta terça-feira (09) na Agência Centro da Sicredi Vanguarda de Foz. O Programa A União Faz a Vida (PUFV) é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi que tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes por meio de práticas de cooperação. Com isso, a rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu passará a contar com o projeto nas escolas e CMEIS.

O que é o PUFV?

Criado oficialmente em 1995, foi ainda em 1993 que o Sistema Sicredi se aproximou do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa sobre Cooperativismo, da Universidade do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS), com a ideia central de desenvolver um programa de educação cooperativa, contratar especialistas em diversas disciplinas curriculares de ensino e propor uma nova metodologia de ensino que privilegiasse o empreendedorismo e a cooperação.

Hoje, com mais de 25 anos de atuação e com o foco em cooperação e cidadania, o “Programa A União Faz a Vida” impacta milhares de pessoas no Brasil. Na região do extremo oeste do Paraná, por meio da Sicredi Vanguarda, o programa já impactou milhares de pessoas, incluindo professores, alunos e pais.

Inicialmente uma CMEI e uma escola da Vila C terão um projeto piloto, são elas, CMEI José bento Vidal e Escola Arnaldo Zidoro de Lima. Na apresentação do PUFV foi destacado que ao longo dos anos o projeto já impactou mais de 150 mil educadores, 3 milhões de crianças e adolescentes de escolas e CMEIS em 476 municípios de 12 estados onde o Sicredi está presente.

Aqui na região oeste do Paraná, desde 2008 a Sicredi Vanguarda realiza O PUFV em alguns municípios, como Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, Sao Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu e Missal. E hoje Foz do Iguaçu entrou na lista. Assim, são mais de 1900 professores e mais 16.500 alunos envolvidos nessa rede de cooperação.

“Essa parceria com o Sicredi por meio do Programa A União Faz a Vida não poderia ser mais adequado do que ser trabalhado dentro da educação. Falamos sempre que a união, parceria e trabalho de coletividade são a essência da escola, porque a escola não trabalha sozinha. Agradecemos muito esse inicio de parceria com o Sicredi, esse projeto que com certeza será um sucesso”, destaca a secretária de educação, Maria Justina da Silva.

O vice-prefeito, Francisco Sampaio, também esteve presente e comentou sobre a vinda do PUFV para Foz. “Quem dera se todas as pessoas tivessem a preocupação social do Sicredi, principalmente com a educação que é tudo, e de fato o conhecimento nao está só em sala de aula. Tenho certeza que desse projeto piloto sairá um grande projeto. Estou muito feliz”.

O presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, também aproveitou o momento para falar sobre a importância desse projeto social para a comunidade.

“Acreditamos muito na educação e é por isso que o PUFV é o maior programa de responsabilidade social do Sicredi. É uma alegria muito enorme o Sicredi estar podendo contribuir com a comunidade de Foz do Iguaçu. Aqui há mais de 40 mil relacionamentos, pessoas que movimentam o Sicredi e com isso a própria comunidade está trazendo esse programa para Foz. Foi uma alegria muito grande ver que a prefeitura aceitou o PUFV para podermos mostrar esse trabalho social que o Sicredi faz. E acredito que será de grande valia para a comunidade, para os professores e principalmente para as crianças de Foz do Iguaçu. Isso irá agregar e melhorar ainda mais o ensino dessas crianças.”

presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim

A cerimônia contou com a presença de diretores das escolas e CMEIS do município e também com uma palestra ministrada pela professora doutora em educação pela PUC/SP, Emília Cipriano, que acompanha de perto o Programa A União Faz a Vida. “O programa tem a ver com os meus princípios como educadora, e ele é muito coerente, porque investe na criança e quem não investe na infância não entendeu o significado da educação transformadora”.

Sicredi União Faz a Vida
Solenidade de apresentação do programa em Foz. (Foto: Denys Grellmann/100fronteiras)

Cinco dos seis gerentes das agências do Sicredi de Foz estavam presentes e comentaram sobre a vinda do PUFV para a cidade.

“A expectativa é das melhores possíveis, aqui em Foz do Iguaçu as seis agências estão contentes com a vinda desse projeto porque atende às crianças que são o nosso futuro, o programa irá despertar a cidadania nas crianças”.

gerente do sicredi centro, Paulo Fernando Rosset

“O Sicredi mais uma vez é parceiro da comunidade trazendo um projeto que vai agregar para muitas crianças, que vão sair da sala de aula e fazer um trabalho investigativo, atuando na prática e vivenciando experiências que gerarão memórias que marcarão a vida delas para sempre”.

gerente do sicredi vila a, Cesar Mattia da Costa

“O projeto não vende em si a marca, mas o espírito da comunidade, da união, do crescer juntos, tanto do vivenciar com a comunidade na prática como dentro de casa com a família. O projeto trará esses momentos de crescimento do coletivo”.

Gerente do sicredi três lagoas, Rafael Foltran Fante

“Acredito que o fato da cooperativa estar investindo sempre em educação é o princípio de tudo. O PUFV é um projeto de nível nacional e contribui com as comunidades e com certeza com Foz não será diferente. O Sicredi busca uma sociedade mais justa e igualitária e esse programa vem para somar nisso”.

gerente do Sicredi JK, André Dalleaste

“O programa vem para crescer e desenvolver muito a comunidade que o recebe, então a diferença nas crianças é notável, elas nunca mais esquecem, o aprendizado é profundo e impacta a sociedade de forma muito positiva porque a criança absorve o aprendizado de forma diferente”.

gerente do sicredi morumbi, Rafaela Gazziero

A gerente de desenvolvimento do cooperativismo, Fátima Ambrósio, e a assessora de desenvolvimento do cooperativismo Gracielle Gielow, também destacaram a importância desse projeto para as comunidades.

“Para nós é uma satisfação poder trazer o PUFV para Foz. É uma forma de agradecer também a comunidade de Foz por aceitar o Sicredi. A essência do Sicredi é poder fazer a diferença na vida das pessoas, então o programa em Foz é uma forma de devolver um pouco aquilo que o associado deixa com o Sicredi”, destaca Fátima.

Gracielle complementa que “Foz é uma cidade muito grandiosa e a expectativa é que consigam aplicar a metodologia para agregar ainda mais na vida das crianças e adolescentes e também dos professores, melhorando cada vez mais a educação nos municípios”.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião