Decreto de nomeação foi publicado nesta terça-feira (02) no Diário Oficial da União, assinado pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. O mandato de André Pepitone da Nóbrega como Diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional vale até 26 de abril de 2027.

Pepitone já havia sido nomeado Diretor Financeiro Executivo em 2022 e agora retorna à Itaipu com grandes planos.

“Retorno à Itaipu para cumprir as diretrizes do governo do Presidente Lula, principalmente no combate à desigualdade social e no fortalecimento de políticas públicas de proteção dos mais vulneráveis, além de contribuir para o desenvolvimento cultural, tecnológico e científico da região e do País. E, também, diretriz a ser seguida, colaborar para fortalecer e estreitar os laços de amizade e fraternidade que nos ligam ao Paraguai.”

André Pepitone
Foto: Divulgação

Quem é André Pepitone?

André nasceu e foi criado no Amazonas. ´R servidor de carreira e ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na área de Regulação. Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Ciências Geotécnicas (também pela UnB) e MBA em Theory and Operation of a Modern National Economy, pela Universidade George Washington.

Também participou do Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business, da Universidade da Flórida.

De maio de 2012 a maio de 2014, foi diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). Em março de 2015, assumiu a vice-presidência da Associação Ibero-americana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae). Em maio de 2018, foi eleito presidente da mesma associação, com mandato de três anos.

Quando seu período na ANEEL chegou ao fim, foi nomeado como Diretor Financeiro da Itaipu Binacional, do lado brasileiro, em 2022.

Ficou curioso? Nós fizemos uma entrevista super completa sobre André Pepitone que você pode acessar clicando aqui ou assistir a entrevista na íntegra:

Comentários

Deixe a sua opinião