Colégio Sesi Internacional - display portal

No dia 08 de julho foi lançado o livro “Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas”, um resultado de estudos do grupo de pesquisa da UNILA sobre a Tríplice Fronteira e pesquisadores associados. Agora, na próxima quinta-feira (22) às 19h, via Google Meet, o grupo irá promover um encontro virtual para apresentar os dois primeiros capítulos da obra. 

Foto disponível no site da UNILA

Segundo Micael Alvino da Silva, professor do curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA e um dos organizadores da obra:

“O debate que vai ocorrer essa semana é sobre os dois primeiros capítulos do livro que tratam sobre a Tríplice Fronteira como campo de estudo”. 

SILVA, Micael A.
https://lh3.googleusercontent.com/Q9jTCGuFoanqm8TjmfVT-v7Kxbhlqd4xhqVPRL2yRqZImJuIuvegTvZL6z3QTqyhZPi40kCNrCeDOS98hJnRRYz-Yiaj88ALkbnIUBfJFwYQAsG6rJNeVZ9uAmtOg5eHv9BdiaMd
Foto de arquivo do site da UNILA

Cenário de muitos estudos e especulações, a Tríplice Fronteira é reconhecida como a principal fronteira da América do Sul. O livro representa tanto o extrapolar dos limites nacionais quanto educacionais dos três países; e envolve artigos interdisciplinares de diversos pesquisadores de diferentes instituições universitárias do Brasil, Paraguai e Argentina. 

O primeiro capítulo, “Fronteira em Relações Internacionais”, escrito por Heloísa Marques Gimenez e Marcelino Teixeira Lisboa, trata de questões ligadas a território, segurança e comércio das fronteiras. Já o segundo, “Entre antropólogos e internacionalistas”, de autoria de Micael, tem como objetivo mostrar como a tríplice fronteira já foi estudada e investigada pós-11 de setembro de 2001.

 A mediação da live será feita por Isabelle de Castro, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e co-organizadora do livro.

Sobre a Live

  • Participantes: os organizadores Heloísa Marques Gimenez, Marcelino T. Lisboa e Micael A. da Silva (UNILA), e Isabelle de Castro (USP)
  • Dia: 22 de julho (quinta-feira)
  • Horário: 19h
  • Endereço virtual: Google Meet: https://meet.google.com/ofr-jkxk-qtk
  • Onde comprar o livro: página da editora Appris (editoraappris.com.br)
  • *Não é necessário realizar inscrição para o evento

Comentários

Deixe a sua opinião