No dia 08 de julho foi lançado o livro “Além dos limites: a Tríplice Fronteira nas relações internacionais contemporâneas”, um resultado de estudos do grupo de pesquisa da UNILA sobre a Tríplice Fronteira e pesquisadores associados. Agora, na próxima quinta-feira (22) às 19h, via Google Meet, o grupo irá promover um encontro virtual para apresentar os dois primeiros capítulos da obra.
Segundo Micael Alvino da Silva, professor do curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA e um dos organizadores da obra:
“O debate que vai ocorrer essa semana é sobre os dois primeiros capítulos do livro que tratam sobre a Tríplice Fronteira como campo de estudo”.
SILVA, Micael A.
Cenário de muitos estudos e especulações, a Tríplice Fronteira é reconhecida como a principal fronteira da América do Sul. O livro representa tanto o extrapolar dos limites nacionais quanto educacionais dos três países; e envolve artigos interdisciplinares de diversos pesquisadores de diferentes instituições universitárias do Brasil, Paraguai e Argentina.
O primeiro capítulo, “Fronteira em Relações Internacionais”, escrito por Heloísa Marques Gimenez e Marcelino Teixeira Lisboa, trata de questões ligadas a território, segurança e comércio das fronteiras. Já o segundo, “Entre antropólogos e internacionalistas”, de autoria de Micael, tem como objetivo mostrar como a tríplice fronteira já foi estudada e investigada pós-11 de setembro de 2001.
A mediação da live será feita por Isabelle de Castro, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) e co-organizadora do livro.
Sobre a Live
- Participantes: os organizadores Heloísa Marques Gimenez, Marcelino T. Lisboa e Micael A. da Silva (UNILA), e Isabelle de Castro (USP)
- Dia: 22 de julho (quinta-feira)
- Horário: 19h
- Endereço virtual: Google Meet: https://meet.google.com/ofr-jkxk-qtk
- Onde comprar o livro: página da editora Appris (editoraappris.com.br)
- *Não é necessário realizar inscrição para o evento