A Tríplice Fronteira é uma região rica culturalmente, com várias etnias e consequentemente inúmeras personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região. Por isso a websérie Olhares 100fronteiras, apresentada por Lilian Grellmann, apresenta a história de grandes mulheres com descendência de diferentes nacionalidades que escolheram a Tríplice Fronteira para chamar de lar.

No terceiro episódio da websérie, a convidada é Emília Mendes, de origem portuguesa e moradora de Foz do Iguaçu desde 1969. “Quando cheguei aqui, ainda era uma estrada de terra, só tinha a Avenida Brasil. Fui muito bem acolhida, o povo em Foz é bastante hospitaleiro”, conta Emília.

A conversa entre Lilian e Emília acontece em um dos hotéis da família, construído pelo pai de Emília após a chegada a Foz. Na época, ele percebeu o grande potencial turístico da cidade e decidiu investir no setor.

Hoje, o Hotel é um dos pioneiros da cidade, onde até hoje, Emília cuida de cada detalhe para manter o legado da família, sempre aprimorando e aperfeiçoando ainda mais o espaço para receber os turistas. O Hotel, localizado no coração de Foz do Iguaçu, tem uma vista privilegiada da cidade.

Emília apresenta a Lilian alguns objetos históricos que pertenceram a seu pai e mostra a capela do hotel, onde conversam sobre a cultura portuguesa e o orgulho que Emília sente por suas origens.

“Estou em Foz do Iguaçu há 53 anos, vi a cidade crescer, tive meus filhos aqui e construí minha vida. Foz do Iguaçu significa tudo para mim: muitas amizades, energias positivas e um amor profundo pela cidade”, conclui Emília Mendes.

Emília além de ser empresária de destaque na fronteira também é técnica comercial. A cada 5 anos, ela viaja para Portugal para rever a família “ano passado fui para Portugal, visitei meus familiares, é sempre muito bom rever a família por isso vou com frequência para lá” explica Emília.

Convidamos você a assistir ao episódio completo no YouTube e mergulhar na cultura e legado dessa família inspiradora. Clique no link e junte-se a nós nesta incrível jornada de descobertas, emoções e aprendizado. Vamos lá!

Olhares 100fronteiras by Lilian Grellmann

Em abril de 2022, Lilian Grellmann, jornalista e CEO do 100fronteiras, foi selecionada para o programa “Acelerando a Transformação Digital”, Lilian foi uma das 80 selecionadas entre os 10 mil inscritos que participaram de pelo menos uma das três edições dos cursos de jornalismo local ministrados pela Abraji.

Durante três meses, Lilian e a equipe receberam mentoria ministradas por Fred Bottrel, chefe de reportagens especiais na Globo, ele repassou toda sua expertise a equipe do 100fronteiras e auxiliou em todo o processo de desenvolvimento do projeto Olhares 100fronteiras.

O programa Acelerando a Transformação Digital é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), do Meta Journalism Project e do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) – além disso, conta com o apoio da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e Associação de Jornalismo Digital (AJOR).

Veja também