A instalação da última aduela da Ponte da Integração, unindo os dois lados da superestrutura, que conecta Brasil e Paraguai será nesta quarta-feira (17).

A descida e instalação da última aduela depende das condições meteorológicas e pode ser suspensa a qualquer momento. O tempo de descida da estrutura no guindaste está sujeita às variações climáticas, podendo levar algumas horas.

A instalação da última aduela da Ponte da Integração selará a conexão física entre as duas margens, conectando pela primeira vez os lados brasileiro e paraguaio da estrutura.

Ponte da Integração
Foto: Itaipu Binacional PY.

O trabalho é complexo e depende de um controle técnico fino, com precisões centimétricas. Por isso, a atividade depende de uma série de condições do dia, como temperatura, não ocorrência de chuvas fortes ou ventos intensos.

Ponte da Integração
Foto: Canal SSC Foz do Iguaçu.

O lançamento da última aduela, com 5,7 metros de comprimento, 18,5 metros de largura e 28 toneladas, é parte da etapa final das obras, que devem ser concluídas em dezembro. Também estão previstas a instalação de guarda-corpo nas laterais, iluminação e pavimentação do tabuleiro. As obras começaram em 2019.

Ponte da Integração terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Comentários

Deixe a sua opinião