O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Janja com a coordenadora e os jovens do projeto Um Chute para o Futuro. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Janja Lula da Silva, esposa do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participou na última terça-feira de um encontro com jovens e coordenadores de projetos sociais apoiados pela Itaipu Binacional.
O evento ocorreu no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da usina hidrelétrica e marcou a retomada da área de Responsabilidade Social da empresa, na qual Janja trabalhou por 17 anos.
Fico muito emocionada ao ver que esse trabalho social foi silenciado, mas que a chama continuou acesa, e que nessa nova gestão, chegará ainda mais longe. A Itaipu tem um papel fundamental na reconstrução do Brasil, e eu vou acompanhar de perto. Contem comigo!
Janja Lula da Silva
Os projetos em questão apoiam mais de 4.000 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de lazer, esporte, cultura, reforço escolar e capacitação profissional. Entre eles, destacam-se o Maestro da Bola, Velejar É Preciso, Kimono Amigo, Basquete sem Fronteiras, Meninos do Lago, Xadrez para Todos, Jovens Atletas e Trilha Jovem.
A potencialização da parceria com o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA) de Foz do Iguaçu foi outro destaque do evento. O CAIA atende mais de 600 crianças e famílias e planeja expandir suas atividades.
Janja de volta à Itaipu, onde trabalhou na Responsabilidade Social. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Temos ideias para levar o projeto para mais bairros, para transformar ainda mais as comunidades.
Jackson Gatelli, coordenador do Centro
Além da ampliação do CAIA, outros projetos em andamento foram apresentados durante o encontro, como a construção da Casa da Mulher Brasileira em Foz do Iguaçu e a ampliação do convênio com a Cáritas, em prol dos imigrantes e refugiados.
Também fruto do projeto Energia Solidária da Itaipu, o Centro Comunitário da Vila C se destaca pela responsabilidade social.
Com o apoio da Itaipu, atendemos desde crianças até idosos. Nossa intenção é mais que oferecer atividades. É formar cidadãos.
Jéssica Rossetti, coordenadora do CentroComunitário da Vila C
Com a presença de Janja e a reativação da área de Responsabilidade Social da Itaipu, espera-se um impulso ainda maior nas ações que buscam melhorar a qualidade de vida de milhares de jovens e suas famílias em Foz do Iguaçu.