Esse marco na diplomacia latino-americano não poderia passar em branco! Confira tudo que aconteceu na celebração dessas 5 décadas do Tratado de Itaipu.

Ontem, dia 26 de abril, o Tratado de Itaipu completou 50 anos. Assim, para comemorar, diretores, conselheiros, autoridades e trabalhadores da Usina se reuniram em uma cerimônia no Edifício de Produção.

Dessa forma, uma placa foi descerrada em alusão à data no fim do evento.

Nova logomarca

Durante o evento, a identidade visual dos 50 anos do Tratado de Itaipu foi lançada, responsável pela ilustração dos materiais e peças institucionais. Logo, cheia de significados, a nova logo apresenta cinco círculos concêntricos que se cruzam em formato de onda evoluindo para uma direção comum. Dessa maneira, esses cinco círculos indicam as cinco décadas do Tratado de Itaipu.

Documentário

Ainda mais, o documentário feito pela visão brasileira “Dois países, um acordo: 50 anos do Tratado de Itaipu” foi apresentado. No filme, há a recuperação da história, explicando os antecedentes e os personagens envolvidos no Tratado. 

Confira o documentário Dois países, um acordo: 50 anos do Tratado de Itaipu

Documentário disponível no Youtube

Falas dos diretores-gerais de Itaipu

O diretor-geral da Itaipu brasileira, Enio Verri, antes de tudo comenta o meio século de união entre Brasil e Paraguai. 

“Esses 50 anos representam muito mais que uma grande obra de engenharia. Representam o respeito mútuo e a compreensão de que somos parceiros, construímos juntos, pagamos juntos e vamos continuar evoluindo juntos por, pelo menos, mais 50 anos”, enfatiza Enio Verri. 

Leia mais 50 anos do Tratado de Itaipu: o recomeço, por Enio Verri

Do mesmo modo, o diretor-geral paraguaio, Manuel María Cáceres Cardozo, afirma que o Brasil e o Paraguai foram essenciais para a integração latino-americana.

“O Tratado representa a primeira integração real entre dois países. Itaipu foi a semente que deu origem ao processo de integração regional na América Latina, mostrando que é possível que dois países possam se unir para um interesse comum”, destaca Manuel Cardozo. 

Por fim, acompanharam a cerimônia os ministros de Estado Alexandre Silveira (Minas e Energia), Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Rui Costa (Casa Civil). Também estava presente o embaixador José Marcondes de Carvalho, representando o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Avatar photo

Estudante de Jornalismo na PUC-SP e redatora na 100fronteiras.

Comentários

Deixe a sua opinião