“Falta menos de uma semana para o inverno e a busca por aquecedores já começou. Porém, você sabia que não podemos usar esse aparelho indiscriminadamente? Isso mesmo, também precisamos ficar atentos ao uso dos umidificadores.
Como já deve ser de seu conhecimento, o frio aumenta o risco de doenças respiratórias e virais. Mas por que isso ocorre? A umidade relativa do ar torna-se mais baixa, chegando a cerca de 30% no final do dia, sendo o ideal 60%. Nossas vias aéreas ficam ressecadas e não filtram corretamente as impurezas do ar. Isso facilita a entrada de vírus, bactérias e outros organismos nocivos. Além disso, nesta época do ano, sintomas como sangramento no nariz, tosse, garganta irritada e crises alérgicas começam a se manifestar.
Qual o problema com os aquecedores?
Quando utilizamos aquecedores, mesmo que seja agradável manter-se aquecido, eles degradam a qualidade do ar e intensificam o ressecamento das narinas. Idosos e crianças pequenas são os mais afetados nesse cenário, pois, em geral, possuem uma imunidade mais baixa.
Outro grupo de risco são os pacientes imunodeprimidos que, independentemente da idade, possuem um maior fator de risco, uma vez que seu sistema imunológico está fragilizado e incapaz de produzir anticorpos para combater doenças. Pessoas sem sintomas, mas com alta sensibilidade a alergias respiratórias, como asma e rinite, também devem tomar cuidados especiais.
De acordo com a Dra. Mara Rúbia Figueiredo, coordenadora da Comissão de Infecções Respiratórias da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, o uso inadequado do aquecedor pode prejudicar a defesa local do sistema respiratório.
Os aquecedores possuem filtros que operam da seguinte maneira: absorvem poeira, sujeira e fragmentos do fluxo de ar que passa pelo aparelho. Quando este filtro está sujo, a situação se agrava. Segundo a Dra. Mara, isso pode facilitar a disseminação de impurezas, que podem ser aspiradas e depositadas nos pulmões.
“Além da limpeza do aquecedor, tenha extrema atenção com o ambiente, mantendo-o limpo para evitar o acúmulo de impurezas”. A hidratação do corpo também é fundamental para quem está em um ambiente frio com o sistema de aquecimento ligado, pois necessita de maior quantidade de água para manter a umidificação das vias aéreas e evitar complicações.
E quanto aos umidificadores?
Se os aquecedores prejudicam a qualidade do ar, então seria melhor usar umidificadores para aumentar a umidade do ar, certo? Em parte.
Conhecidos por serem aliados contra alergias e dificuldades respiratórias, os umidificadores de fato auxiliam contra a tosse seca e amenizam quadros de apneia obstrutiva do sono. Entretanto, seu uso excessivo também pode agravar doenças respiratórias.
Como usá-
los corretamente? Saiba que há um limite de horas de uso por dia. Quatro horas são suficientes para melhorar a qualidade do ar sem tornar o ambiente excessivamente úmido e propenso à proliferação de fungos.”
Veja também
Uso do umidificador
- Se utilizar o umidificador durante o dia, deixe uma janela aberta para garantir a circulação de ar no ambiente;
- Coloque o umidificador no quarto duas horas antes de dormir, para garantir uma qualidade de ar melhor nesse período de seca. Quando for dormir, desligue o umidificador;
- Se preferir, deixe durante a noite uma toalha molhada ou uma bacia com água perto da janela e longe da cama, isso ajudará na umidade do ar;
- Realize a higienização correta do aparelho de umidificador conforme as instruções do fabricante.
Uso do aquecedor
- Como os aquecedores diminuem a qualidade do ar, recomenda-se o seu uso durante no máximo duas horas ou até aquecer o ambiente;
- Quando fizer o uso do aquecedor, deixe no ambiente uma toalha molhada ou uma bacia de água para ajudar na umidade do ar;
- Deixe uma janela semiaberta para uma boa circulação de ar;
- Não deixe o aquecedor ligado a noite toda;
- Se tiver uma noite muito fria, aqueça o quarto e desligue antes de ir dormir ;
- Evite o uso de aquecedores a gás, pois além de consumirem oxigênio, liberam monóxido de carbono, que é nocivo à saúde;
- Deixe o aparelho longe do alcance das crianças, pois pode provocar acidentes domésticos;
- Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, os aquecedores mais indicados são os elétricos de quartzo/cerâmicos e os aquecedores a óleo, pois não consomem oxigênio;
- Realize a higienização do aparelho para evitar o acúmulo de poeiras e microrganismo que podem prejudicar a saúde;
- Não deixe de ventilar sempre a casa durante o dia e mantenha os ambientes sempre limpos;
Relacionado