O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
O Iate Clube Lago de Itaipu, mais conhecido como ICLI é um clube náutico que possui em seu quadro 850 Sócios que o utilizam como um refúgio para descansar e relaxar. O espaço se destaca por sua grande estrutura e conservação da natureza, que atrai muitas famílias para um momento de lazer na orla, passeios de lanchas, beach tênis, futebol e também aos amantes de pesca.
Recentemente foi realizada a posse da nova diretoria, na qual Evandro Ferreira foi reeleito como Comodoro para a gestão 2023-2025. Mas quem é Evandro Ferreira e quais são os objetivos para os próximos anos? Veja como foi o bate-papo com o Comodoro.
Me fale um pouco sobre você, quem é Evandro Ferreira?
Sou iguaçuense, filho de barrageiro, morei e cresci na Vila A, estudei nas escolas municipais e estaduais de Foz do Iguaçu, sou graduado em Sistemas da Informação e fiz especialização em Desenvolvimento de Sistemas na área de Software, também fiz faculdade de gestão pública e atualmente sou Secretário da Tecnologia da Informação, funcionário de carreira da Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Evandro Ferreira Comodoro ICLI.
Como e quando começou a frequentar o ICLI?
Conheço o ICLI desde criança, sempre foi um clube bem organizado, eu ia com meus pais perto do clube e via aquele paraíso. Com o tempo fiz alguns amigos que frequentavam o ICLI e comecei a ir como convidado para fazer pescarias no clube. Na época a secretaria administrativa do clube tinha um controle um pouco precário na questão das fichas de sócios e controles financeiros, era tudo em um sistema desatualizado tecnologicamente e muitos processos de forma manual.
E como tenho especialização em desenvolvimento de software reuni mais dois profissionais da área e apresentei uma proposta para desenvolver um Software para melhorar a organização e controle de toda parte financeira e administrativa do clube. O a minha parte do valor do serviço correspondia ao mesmo custo para se tornar sócio, então preferi fazer uma permuta e desde janeiro de 2004 sou sócio do Iate Clube Lago de Itaipu – ICLI. Sempre frequentei muito, com a família, íamos nas férias escolares, acampava, participava dos campeonatos de pesca, sempre aproveitando. Foi quando me tornei sócio.
Lá por 2010/ 2011 fui convidado a fazer parte da diretoria na área administrativa e por ali eu fiquei até 2019 como secretário da mesa diretora. Em 2021 fui eleito na disputa entre duas chapas para ser o Presidente do Clube. Então eu assumi em julho de 2021 e o meu primeiro mandato como Comodoro com os demais sócios que compõem a diretoria na chapa União Icliana, composta por sete diretores, doze conselheiros deliberativos e seis conselheiro fiscais, e recentemente montamos novamente a Chapa Uniao Icliana, onde fomos reconduzidos e empossados como Comodoro numa segunda gestão que será até 31/03/2025.
O segredo para a liderança é tolerância e você estar disposto a servir e não ser servido. O líder não é o que manda ir, é o que faz as coisas junto.
O que é o ICLI
É um Clube Náutico, que recebe muitos amantes da Náutica e pessoas que gostam do contato com a natureza. O clube tem área de churrasco, restaurante, piscinas, campo de futebol, beach tênis, vôlei, pistas de airsoft e uma pista de arco e flecha.
Tem bastante peixe no lago de Itaipu? Como funciona a pescaria?
Sim, tem bastante peixes. Temos a modalidade da pesca esportiva que é a pesca do Tucunaré, inclusive estamos no 24º Campeonato de Pesca ao Tucunaré entre Amigos, é um campeonato anual que participam em média 55 equipes cada uma composta por 3 componentes que fazem a pesca esportiva, ou seja, eles pegam o peixe, registram a medida no celular, em vídeo registra a soltura e levam para o juiz de prova somente o vídeo e a medida do peixe. São cinco peixes por equipe e quem pegar os maiores peixes são os campeões. No dia dos campeonatos fazemos um almoço, geralmente as famílias aguardam os pescadores aproveitando o clube ou participam junto no campeonato.
Qualquer pessoa pode participar do Clube ICLI?
Não, a proposta não é disponibilizada ao público, para fazer parte do Clube ICLI é preciso passar por um processo de validação que pode levar de 30 a 90 dias. Atualmente o clube está com o quadro completo de sócios.
Quais são os planos para os próximos anos?
Assumi o Clube durante a pandemia, foi desafiador conduzir a gestão e também as obras, iniciamos uma nova portaria com objetivo de oferecer mais conforto e tecnologia às famílias e pretendemos finalizar ela nessa gestão. Também iniciamos o processo de cabeamento subterrâneo dos postes que já foi 80% concluído, além de construir uma quadra de beach tennis. Para a nova gestão, queremos consolidar essas obras e fazer uma informatização do clube com controle de acesso por QrCode e reconhecimento facial, construir uma prainha artificial, construir nova área de camping para traillhers/motorhomes, aumentar a área de piers com as novas tecnologias e revitalizar o restaurante Quioscão aumentando a área de atendimento e dando mais conforto aos sócios e convidados.
O que mais gosta de fazer nas horas vagas, além de ir no ICLI?
Gosto de prestigiar a nossa fronteira, na Argentina frequento os restaurantes La Rueda, ou o Aqua as vezes vou com minha esposa, geralmente tem muita fila. No Paraguai antigamente fazíamos compras pela cidade, mas hoje vamos no Shopping Paris por conta do estacionamento. Eventualmente faço programações com minha família nos atrativos de Foz, pois temos vários descontos. Além disso, não dispenso um futebol com os amigos.