Grupo de trabalho estudará reparações aos povos avá-guarani na região Oeste do Paraná, anunciou a Ministra Sonia Guajajara durante o encerramento do 19º Acampamento Terra Livre (ATL 2023).
O Ministério dos Povos Indígenas e a Itaipu Binacional participarão do grupo de trabalho, que será composto por representantes da empresa, do governo federal e lideranças indígenas. A equipe técnica do ministério estará na região na próxima quarta-feira (3) para aprofundar as discussões com a binacional, liderada pela secretária de Direitos Ambientais e Territoriais, Eunice Kerexu.
A cerimônia de encerramento do ATL 2023 contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e lideranças indígenas de todo o país.
Durante a cerimônia, Sonia Guajajara destacou o aumento dos ataques aos povos e terras indígenas no Brasil nos últimos anos, com o desmantelamento de entidades como a Funai e o aumento do desmatamento e garimpo ilegal. Ela também ressaltou a importância de proteger os direitos indígenas e as terras demarcadas, para garantir a preservação da floresta e um futuro sustentável para o país.
Lula, por sua vez, afirmou o compromisso do novo governo em restaurar as políticas públicas voltadas para a população indígena e retomar os processos de demarcação de terras. Segundo ele, os povos indígenas são essenciais como guardiões da floresta, e a preservação da Amazônia é fundamental para alcançar o objetivo de desmatamento zero até 2030.
O grupo de trabalho anunciado durante o ATL 2023 terá a importante missão de estudar possíveis reparações aos povos avá-guarani da região Oeste do Paraná e contribuir para a garantia dos direitos indígenas e da preservação ambiental. O acompanhamento das discussões e ações desse grupo serão de grande interesse para aqueles que se preocupam com as questões indígenas e ambientais no Brasil.