O GRESFI foi construído onde se localizava o Primeiro Aeroporto de Foz do Iguaçu. Diante disso surgiu o anseio de colocar um avião na entrada do clube em respeito à memória e como um atrativo. Foram debatidos a possibilidade de ser instalado um modelo DC3, Xingu e outros modelos.

No entanto, por meio de pesquisa de um técnico da UNILA, redescobriu-se que o modelo WACO CSO, apelidado de Pássaro Vermelho, por Otília Shimelpfeng, pousou em Foz do Iguaçu em 1935, onde se encontra o Clube hoje.

O Presidente Claudinei Marcos, Diretor Raul Corrêa e o Técnico Pedro Louvain, analisaram possibilidade de adquirir o modelo original, porém não foi encontrado nenhum modelo igual à venda. Sendo assim, o Presidente Marcos sugeriu que fosse construído uma réplica, desde que fosse realmente idêntica.

Através do Diretor Raul, foi contatado o Senhor Lauro Marcelino, que de forma detalhista construiu esse modelo ao longo de cerca de dois anos. Inicialmente, devido à Pandemia, o GRESFI teve seus recursos afetados, e por meio da Lei Aldir Blanc foi conseguido cerca de R$ 20.000,00 pela orientação do Técnico da UNILA Pedro Louvain e apoio técnico da Fundação Cultural.

Esse recurso permitiu que o GRESFI melhorasse sua condição financeira naquele momento e iniciasse o processo de construção. No entanto, o restante da construção, foi executado com esforço e recurso do próprio GRESFI, cerca de 85%.

Esse monumento, segundo o Presidente Marcos, é um símbolo de respeito à memória e reconhecimento ao esforço das pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu.

Inauguração do Pássaro Vermelho

A obra é uma réplica do primeiro avião que pousou em Foz do Iguaçu em 1935, no Aeroporto de Foz do Iguaçu, que incialmente ficava localizado no Gresfi.

Para a inauguração do Pássaro Vermelho, será realizado um evento nesta quinta-feira (09), aberto para os moradores e para a imprensa, a partir das 19h30. O visitante terá a oportunidade de conhecer ainda mais as histórias contadas através dos monumentos.

“Agradecemos a Unila como nossa parceira, também o apoio da empresa Enerluz pelo projeto de iluminação, juntamente com alunos da Uniamérica. E à Fundação Cultural pelo apoio inicial que permitiu o início do nosso projeto e agora entregamos para contemplação ao povo de Foz do Iguaçu e Região”. disse Raul, diretor do GRESFI.

Data do evento: 09/02.
Horário: 19h30.
Local: Clube GRESFI, Av. Juscelino Kubitscheck, 1872 – América, Foz do Iguaçu.

Comentários

Deixe a sua opinião