A população de Foz do Iguaçu cresceu. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Foz do Iguaçu conta atualmente com 286.323 habitantes. Segundo a estimativa de 2021 a cidade contava com 257.971 pessoas, o que representa um acréscimo de quase 30 mil pessoas.

Os dados prévios foram divulgados hoje (28) pelo IBGE e mostra a quantidade populacional dos municípios do Brasil com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro. Com isso, o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano. 

Dados IBGE 2022 Foz

A divulgação foi feita para cumprir a lei que determina ao IBGE fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

Modelo estatístico

Segundo divulgou o site do IBGE, para a realização prévia do Censo 2022 o Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

As informações divulgadas foram entregues hoje (28) ao TCU para fins de cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feita de acordo com o número de habitantes. A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.). A nota metodológica e as estimativas das populações para os 5.570 municípios brasileiros e para as 27 unidades da federação podem ser consultadas aqui.

Disque-Censo 137

Até o dia 25 de dezembro, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. O Censo 2022 foi iniciado no dia 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.

Para aqueles moradores que não chegaram a responder à pesquisa, será preciso ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30.

Fonte: IBGE

Espaço Institucional.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião