O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foz do Iguaçu foi anunciada como sede do Abeta Summit 2024 – XXI Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento, que tem data marcada de 30 de outubro a 02 de novembro do próximo ano, é organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e é o principal encontro sobre turismo de natureza do Brasil.
A revelação ocorreu durante o Abeta Summit 2023, que se deu na cidade de Grão Mogol, em Minas Gerais, de 25 a 28 de outubro. Esta edição contou com a presença de mais de 70 especialistas no assunto. Dentre os temas discutidos, destacam-se: perspectivas do turismo brasileiro de natureza, o impacto desse turismo no clima, a influência do Legislativo no setor, a diversidade e a acessibilidade no turismo, além das inovações tecnológicas voltadas ao campo.
O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, André Alliana, expressou a relevância do anúncio: “O ecoturismo tem apresentado um crescimento significativamente maior que o turismo convencional nos últimos anos. Foz do Iguaçu, com seus atrativos naturais mundialmente reconhecidos e vastas áreas com potencial turístico, encontra na realização desse evento uma oportunidade perfeita para compartilhar experiências e promover seus atrativos”.
Na edição de 2023, Foz do Iguaçu se fez presente com um estande na Exposição de Destinos “(Re) descobrindo o Brasil”, além de participar de um talk show e marcar presença no encerramento do congresso.
Sobre o próximo evento em Foz do Iguaçu, Alliana ressaltou: “É uma excelente oportunidade de trazer conhecimento ao nosso trade, demonstrar a relevância e os benefícios deste modelo de turismo para um destino turístico e posicionar o município como um indutor regional nesta prática”.
Rafael Andreguetto, diretor do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), reforçou o impacto do anúncio para o estado do Paraná. Segundo ele, “é um momento histórico que promove e incentiva o ecoturismo e o turismo de aventura, alinhado ao desenvolvimento das unidades de conservação paranaenses”.