Foz do Iguaçu será, no mês de novembro, a principal referência no debate sobre regulação e novas concessões no país. A cidade sediará nos dias 10, 11 e 12 de novembro o  XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, que reunirá as principais agências reguladoras do país (federais, estaduais e municipais) e é o maior do gênero da América do Sul. O evento deve receber cerca de 1 mil pessoas, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, seguindo rigorosos protocolos de segurança sanitária e distanciamento.

Promovido pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), o Congresso terá como tema principal “O Papel da Regulação e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil”.  De acordo com a diretora de Administração e Finanças da Agência Reguladora do Paraná (Agepar) e diretora da ABAR, Daniela Janaína Miranda, o evento é estratégico para o estado do Paraná visando a projeção de novos negócios na área de concessões. “Nosso estado é conhecido por sua essência regulatória, tanto na área de energia como de infraestrutura. Ser o anfitrião deste evento, significa fortalecer o setor e a oportunidade de mostrar nosso diferencial para a instalação de novas concessões”.

É a primeira vez que o estado do Paraná sedia o evento. A última edição do Congresso ocorreu em 2019, em Maceió (Divulgação/ABAR)

É a primeira vez que o estado do Paraná sedia o evento e, por isso, terá importância histórica, diz Daniela. “O Estado está debatendo mudanças na sua legislação voltada às concessões e poderá apresentar o novo modelo a todo o Brasil”. Os três dias de evento terão em sua programação, a apresentação de trabalhos técnicos pela manhã e painéis, mesas redondas e debates temáticos durante a tarde, em segmentos como: petróleo e gás, transportes e logística, energia, saneamento básico, recursos hídricos e saúde, aspectos jurídicos e institucionais, governança e controle social. 

Fortalecimento da Economia Local

A diretora afirma ainda que o Congresso trará impactos positivos para o setor hoteleiro e do comércio da região de Foz do Iguaçu, além de potencializar a área do turismo.

“A edição deste ano abrigará dois eventos internacionais, e isso significa que Foz do Iguaçu receberá visitantes de diferentes países da América Latina, Europa e de todo o Brasil, oportunidade ímpar, desde o início da pandemia, para o fortalecimento da economia local”, ressalta Daniela.

Eventos Paralelos

A edição deste ano terá um diferencial em relação às anteriores: o Congresso abrigará dois importantes eventos internacionais: o FIAR (Fórum Iberoamericano de Regulação), promovido pela Aderasa (Asociación de Entes Reguladores de Agua Potable y Saneamiento de las Américas), que será realizado nos dias 9 e 10; e o ERSAN (Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa), promovido por um conjunto de organizações, entre elas a ERSARA (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores), a ser realizado no dia 11.

Em paralelo ao Congresso também ocorrerá a 6ª edição da Expo ABAR, espaço destinado à exposição institucional dos participantes do evento, que tem como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de novos projetos. O XII Congresso Brasileiro de Regulação reunirá representantes das agências, concessionárias e prestadoras de serviços públicos, especialistas em regulação, acadêmicos, representantes da sociedade civil e profissionais de áreas como Direito, Economia, Contabilidade e Engenharias.

É a primeira vez que o estado do Paraná sedia o evento. A última edição do Congresso ocorreu em 2019, em Maceió (Divulgação/ABAR)

O que: XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª Expo ABAR – “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”

Quando: 10, 11 e 12 de novembro de 2021

Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center, Foz do Iguaçu/PR

Inscrições: https://congressoabar.com.br/

casa de la gracia
Assessoria de imprensa do Congresso da ABAR
Espaço Institucional.

Comentários

Deixe a sua opinião