Anúncio Publicitário.

O futuro está na tecnologia. Hoje cada vez mais as pessoas se tornam dependentes dos meios tecnológicos e para isso as cidades buscam se adaptar ao uso da tecnologia para facilitar a vida dos moradores. Em Foz do Iguaçu, desde 2020, está em experimentação o projeto Vila A Inteligente, uma parceria entre o Parque Tecnológico de Itaipu e a Prefeitura Municipal, que consiste em testar tecnologias de cidades inteligentes. 

E para um futuro próximo, a Prefeitura deseja implantar em outras áreas da cidade o uso de tecnologias que visam facilitar o dia a dia dos moradores. Para entender isso, conversamos com o atual Secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, que explicou basicamente no que consiste esses projetos.

Evandro Ferreira é servidor de carreira. Desde 1999 é concursado na prefeitura do município e começou trabalhando no cargo de programador. Depois se tornou programador de computador sênior, até que em 2008 foi convidado para assumir o Departamento de Informática que na época era ligado a Secretaria de Administração. “Nesse mesmo período apresentei o projeto de criar uma Secretaria de Tecnologia de Informação, porque eu entendi que um departamento que atende toda a Prefeitura não poderia ser o departamento de uma secretaria”, destaca Evandro.

Com isso surgiu a Secretaria de Tecnologia da Informação e Evandro assumiu como secretário. O objetivo da secretaria era prestar serviços para as demais secretarias, atuando na melhoria dos sistemas e dia a dia de cada secretaria.  

No entanto, com o tempo, viu a necessidade de ampliar esse trabalho, que era interno, para a comunidade, como uma forma de facilitar a vida dos munícipes. 

Evandro Ferreira - secretário de TI de Foz
Secretário de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira. (Foto: Divulgação)

“Atualmente contamos com cerca de 60 colaboradores nesta secretaria e atuamos de forma transversal com as demais secretarias do município. Contamos com um departamento de infraestrutura e segurança da informação, que cuida de toda parte de conectividade de dados, rede de dados e processamento e armazenamento desses dados. Ou seja, toda essa parte de infraestrutura para que a tecnologia chegue nas secretarias e até mesmo no próprio cidadão que acessa pelo site da prefeitura. Temos também um departamento de engenharia de software, que é onde produzem e mantém softwares que existem hoje no município, além de sistemas de protocolo geral”, destaca. 

Novos projetos com base no uso da tecnologia 

Evandro destaca que devido à pandemia muitos processos tecnológicos precisaram ser acelerados e implantados. Um deles foi o uso da telemedicina, uma forma de facilitar os atendimentos e desafogar as filas. Agora, para 2023 Evandro destaca que o prefeito Chico Brasileiro autorizou a implantação definitiva da telemedicina no município, que deverá entrar em vigor em breve. O projeto de telemedicina será de forma híbrida, presencial/on-line, nas Unidades Básicas de Saúde, sendo idealizado pelo Prefeito e colocado em execução pela Secretaria de TI e Secretaria de Saúde do município.

“Haverá um chamamento nacional de profissionais especialistas de várias áreas da saúde para médicos atenderem por telemedicina em Foz do Iguaçu. Já está em andamento o edital para a contratação desses médicos e atualmente estamos preparando a plataforma para que possa ser feito o atendimento por telemedicina. Com isso, vamos criar uma sala de tele consulta em cada região da cidade, onde as consultas especializadas irão acontecer em uma sala, montada com um monitor com câmera e microfone. Nessa sala haverá um clínico geral ou enfermeiro que irá receber essa pessoa para fazer a consulta especializada”, explica.

Com isso, segundo Evandro, as pessoas não precisarão mais vir até o centro para realizar essas consultas especializadas, pois nos próprios bairros, dentro das unidades de saúde, haverá o especialista, o que auxiliará a reduzir as filas e agilizar os atendimentos. 

“Diferente da consulta 100% online, esse novo sistema será presencial, onde a pessoa vai ser atendida na sua unidade de saúde, dentro dessa sala específica. Então ficou definido cinco locais distribuídos na cidade estrategicamente para a realização das consultas especializadas. Haverá profissionais do Brasil inteiro credenciados para esses atendimentos e esperamos que dentro de 50 a 60 dias já iniciem os primeiros atendimentos. Então essa será uma das inovações que o prefeito solicitou a nossa secretaria para ajudar a população”.

Evandro ferreira

Além disso, o segundo pedido do Prefeito foi disponibilizar internet gratuita em todos os setores de atendimento pessoal da prefeitura. Com isso, apesar de hoje haver muitos atendimentos feitos de forma online, ainda há pessoas que gostam do atendimento presencial e para eles haverá internet disponível. Outra novidade, para um segundo momento, será a disponibilidade de internet em ambientes públicos, em pontos estratégicos da cidade. 

Outra tecnologia para ser implantada no município serão os totens de segurança. “Ele é composto por quatro câmeras fixas que monitoram o ambiente em tempo real e esses dados são transmitidos para a central da Guarda Municipal. Caso ocorra alguma situação de emergência a GM é avisada e realiza a ronda nessa região. Além disso, haverá um interfone que a pessoa em caso de situação pode apertar e abrir um chamado direto com a Guarda Municipal”, revela o secretário.

Esses e outros projetos serão executados ao longo dos dois anos de gestão que o secretário Evandro tem pela frente, com o objetivo de usar a tecnologia a favor da população e cada vez mais contribuir para que Foz do Iguaçu se torne uma Smart City. 

“Inclusive agora de 22 a 25 de março eu e o Prefeito estaremos em Curitiba no maior evento do Brasil de cidades inteligentes. Lá teremos um stand para atrair investidores em tecnologia para Foz. E em novembro em Barcelona, na Espanha, no maior evento mundial de cidades inteligente. Então o que o prefeito quer nessa pasta é isso, que nós caminhemos para proporcionar o benefício para a população na área da segurança e comodidade”, finaliza.

Espaço Publicitário