Foz do Iguaçu dá mais um passo na estratégia Destinos Turísticos Sustentáveis (DTI) do Ministério do Turismo. A partir desta terça (29), inicia um novo ciclo de capacitações para gestores e servidores públicos. O treinamento ocorrerá no Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Foz, e se estende até quinta-feira, dia 31.  

É um passo muito importante para transformar Foz do Iguaçu em referência em modelo inteligente de turismo

Afirmou o prefeito chico brasileiro

O treinamento tem como objetivo formular um diagnóstico que guiará o desenvolvimento futuro do turismo na cidade. Além das sessões teóricas, estão programadas visitas técnicas aos principais pontos turísticos da cidade.

Gonzalo La Rosa, diretor do Instituto Ciudades Del Futuro, destacou que o treinamento é vital para entender como a cidade pode se tornar um “Destino Turístico Inteligente”

Estamos começando um processo de transformação, e quero agradecer a Foz, ao Sebrae e ao Ministério do Turismo pelo espaço

rESSALTOU LA ROSA

A iniciativa se concentra em nove pilares estratégicos: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção e Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte, e Criatividade. 

Foz do Iguaçu inicia capacitação em turismo sustentável
Fotos: Thiago Dutra/PMFI

Este ciclo de capacitações faz parte da primeira etapa da estratégia DTI, que já teve um treinamento inicial em Brasília em junho deste ano. A próxima fase envolve a implementação das ações delineadas no Plano de Transformação, culminando em uma auditoria que pode resultar na obtenção do Selo DTI Brasil para o município.

Para conquistar a liderança em DTI, Foz do Iguaçu preencheu todos os requisitos, como inovação, acessibilidade e desenvolvimento sustentável, tornando-se assim um modelo para outras cidades como Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Florianópolis, Curitiba, Rio Branco e Palmas, que também foram classificadas na estratégia DTI.

Estamos alinhados às políticas nacionais e internacionais do turismo e pretendemos aperfeiçoar em todas as áreas

CONCLUIU O SECRETÁRIO DE TURISMO, ANDRÉ ALLIANA

A cidade se prepara não só para atrair mais turistas, mas também para oferecer uma qualidade de vida melhor para seus residentes, consolidando-se como um destino turístico de classe mundial.

Foz do Iguaçu inicia capacitação em turismo sustentável
Fotos: Thiago Dutra/PMFI