O Governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou a nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. A unidade, que teve um investimento de R$ 27,5 milhões pelo Governo do Estado, será o centro de operações para 11 municípios da região Oeste do Paraná.

Esta nova instalação é a maior e uma das mais modernas do Estado. Sua área de atuação vai além de Foz do Iguaçu, abrangendo cidades como Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira e outros municípios da região. O objetivo é aprimorar a eficiência e agilidade no atendimento de ocorrências.

corpo de bombeiros foz do iguaçu
Foto: Ari Dias / AEN

O investimento faz parte de um amplo plano de fortalecimento e modernização das forças de segurança do Estado. “A corporação passou por uma reestruturação, ganhando independência administrativa e orçamentária. Esse é um passo importante para reforçar o atendimento à nossa população”, afirmou Ratinho Junior. O governador também anunciou que haverá um novo concurso para aumentar o efetivo, que já conta com mais de 400 homens e mulheres.

Os recursos para a construção vêm de um financiamento contratado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra foi supervisionada tecnicamente pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades.

corpo de bombeiros foz do iguaçu
Foto: Ari Dias / AEN

O Secretário Estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que a nova estrutura também beneficiará a qualidade de trabalho e formação dos bombeiros da região. “Isso também reforça ainda mais o atendimento à população”, disse.

Coronel Manoel Vasco de Figueiredo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, ressaltou que a nova estrutura permitirá a ampliação dos serviços à comunidade:

Temos a possibilidade de dar um atendimento melhor em operações de busca, salvamento e combate a incêndios, além de atuar em conjunto com o SAMU na região

corpo de bombeiros foz do iguaçu
Foto: Ari Dias / AEN

Com a inauguração dessa nova sede, uma das unidades anteriores será utilizada pela Polícia Militar para instalar uma Companhia de Turismo, ampliando ainda mais os benefícios para a segurança pública da região.

Estrutura da nova sede

Com 5,8 mil metros quadrados de área construída, a estrutura tem dois pavimentos e vai concentrar todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, a confecção dos boletins de atendimento do Siate e das demais ocorrências que chegam à corporação, além dos setores de vistoria e análise de projetos de edificações e eventos que são fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros.

O prédio, localizado na Avenida Paraná, n⁰ 6.851, também abriga a Central de Gerenciamento das chamadas de emergência da região, além de contar com salas administrativas, refeitório, academia, espaço para fisioterapia, sala de atendimento à população, alojamentos com garagem e espaço necessário para armazenar os veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros e fazer a manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias. 

corpo de bombeiros foz do iguaçu
Foto: Ari Dias / AEN

Até então, Foz do Iguaçu contava com quatro quartéis dos Bombeiros. Dois deles passam a compor a nova estrutura e os outros dois, o Posto Morumbi e o Posto Maracanã, continuam ativos. A sede também vai gerenciar as unidades localizadas em Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena. 

A região de Foz do Iguaçu e todo o Paraná mereciam uma estrutura como essa, que vai maximizar a utilização do espaço e o nosso atendimento, vamos reduzir o tempo de resposta das ocorrências, que já é baixo. O tempo do Siate para o atendimento pré-hospitalar, por exemplo, já gira em torno de cinco a sete minutos”.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, salientou que a estrutura tem capacidade para acompanhar o crescimento de Foz e das cidades vizinhas. “Foi um projeto muito bem planejado, pensando no crescimento da nossa região de fronteira, preparado para atender a comunidade pelo menos pelos próximos 20 anos”, complementou.