Foz do Iguaçu está formalizando e estreitando o relacionamento com a cidade de Salta, na Argentina.

As tratativas iniciaram em 2007, quando o prefeito, na época ocupando o cargo de vice-prefeito de Foz do Iguaçu, visitou a cidade de Salta, na Argentina, para iniciar a proposta de irmanação entre Foz e o município argentino.

A lei que autoriza o prefeito Chico Brasileiro a declarar a irmanação das cidades foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22).

Neste ano, por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais de Foz, o relacionamento será firmado. De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, estreitar os laços com Salta será muito importante para a promoção cultural e turística dos dois municípios.

“Estamos em contato com autoridades da província e da cidade de Salta. O prefeito Chico Brasileiro já teve a iniciativa de solicitar, junto ao legislativo, a autorização para declarar a irmanação entre as duas cidades.O decreto foi aprovado pela Câmara Municipal”, afirmou Jihad.

De acordo com ele, a próxima ação é organizar um ato oficial para realizar a formalização. “É essencial esta aproximação para o turismo dos dois municípios. Vamos comunicar o Itamaraty, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro e autoridades do lado argentino, atualizando esta nova relação”.

Sobre cidades-gêmeas

O irmanamento de cidades é um conceito que tem como objetivo criar laços e mecanismos protocolares, principalmente a nível cultural e econômico, através dos quais cidades ou comunidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem relações de cooperação.

Geralmente, as cidades têm características semelhantes ou pontos de referências históricas comuns. São acordos de cooperação mútua entre cidades e/ou regiões orientados a promover ações e projetos nas áreas de gestão urbana como cultura, desenvolvimento econômico local, serviços públicos e políticas sociais.

Estes acordos levam ao estabelecimento e intercâmbio cultural, ensino e políticas empresariais, entre outras atividades.

Sobre a cidade de Salta

A cidade de Salta, localizada no Noroeste da Argentina, é capital da província homônima, tendo 439 anos de fundação e sendo conhecida pela riqueza cultural e histórica do município e da região.

Assim, a cooperação com Salta poderá incrementar as relações econômicas, sociais e culturais de Foz do Iguaçu e em especial o setor turístico, uma vez que ambas cidades e regiões onde se localizam possuem características semelhantes por estarem em áreas metropolitanas e de grande importância histórica.

A cultura indígena também está fortemente presente no imaginário e nas relações sociais de ambas as cidades. Salta desenvolve um importante trabalho de pesquisa sobre os incas na região, incentivando o turismo cultural, o que pode contribuir para ampliar o rol de atividades turísticas em Foz do Iguaçu.

Com informações da Comunicação Social da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Comentários

Deixe a sua opinião