O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Foz do Iguaçu celebra neste dia 10 de junho 109 anos, e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) tem um imenso orgulho em fazer parte dessa história transformando conhecimento e tecnologias em soluções voltadas para contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Por meio de seus especialistas de alto nível, os Centros de Execução de Projetos do PTI-BR produzem pesquisas e experimentos tecnológicos com foco nas demandas do mercado, sempre inovando de forma funcional e eficiente. Hoje o Parque conta com mais de 500 colaboradores atuando em prol deste objetivo.
Dentre as soluções aplicadas pelo Parque Tecnológico Itaipu na cidade de Foz do Iguaçu destaca-se o programa Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e as gestões públicas municipais do Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul. O GRS já investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas para a expansão e fomento da reciclagem, incluindo a estruturação de Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs), com foco na inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.
Até 2022, o Programa permitiu a geração de 1.198 postos de trabalho, com renda média de R$ 2 mil. Além disso, foram recicladas 86 mil toneladas de materiais como papel, vidro, metal e plástico, evitando a emissão de 164 mil toneladas de CO2.
Outro importante programa desenvolvido pelo Parque é o Cidades Inteligentes. Uma grande plataforma de negócios, que transforma um bairro de Foz – a ‘Vila A’, no maior ambiente para desenvolvimento de negócios de inovação e tecnologia em Cidades Inteligentes, do Brasil. Graças a esse programa, Foz do Iguaçu vem se tornando referência nacional em cidades inteligentes e sendo reconhecida nos mais importantes eventos nacionais.
Além desses, o Parque também atua no segmento de coleta de amostras de esgoto sanitário na cidade para análises laboratoriais. Com esse trabalho foi possível mapear a presença do coronavírus em áreas específicas da Itaipu Binacional e em bairros de Foz do Iguaçu, além de identificar variantes do vírus, auxiliando na rápida tomada de decisão para determinar ações de enfrentamento e controle da doença.
Foto: Kiko Sierich
História do Parque
Desde sua criação, no ano de 2003, o Parque Tecnológico Itaipu, sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, é um ecossistema de inovação. Criado a partir da necessidade de ampliar a missão da Itaipu Binacional, sua instituidora, o Parque atua também como instrumento para contribuir com a usina por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico.
O PTI-BR integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais promovendo a sinergia e a troca de conhecimentos que contribuem com o desenvolvimento de soluções para a sociedade.
Compõem esse ecossistema a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a Unioeste, por meio do Centro de Engenharia e Ciência Exatas da Unioeste (CECE), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Colégio Sesi Internacional Trilíngue e as instituições voltadas a inclusão de jovens no mercado de trabalho: Trilha Jovem do Polo Iguassu e o Programa ViraVida do Sesi, além de 76 empresas vinculadas ao centro de empreendedorismo, entre incubação e aceleração, plataformas de negócios e condomínio empresarial.
O Parque é um grande potencializador desse ecossistema, por meio da integração dos Centro de Execução de Projetos, possibilitando que em 2020, o PTI-BR se tornasse uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT).
Os Centros de Execução atuam com projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de sediar em seu condomínio o CIBIogás – Centro Internacional de Energias Renováveis e o ITAI – Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação. As principais soluções desenvolvidas pelo PTI-BR são voltadas para as temáticas: Agronegócio; energia; meio ambiente e território; construção civil; empreendedorismo; cidades inteligentes e segurança de barragens.
Assim como os projetos citados acima, o Parque Tecnológico Itaipu possui diversos outros projetos em prol da sociedade, que você pode conhecer mais acessando nosso site: www.pti.org.br.
E a expectativa é não parar aqui. Segundo o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo, “queremos voar alto, estabelecer mais parcerias, consolidar mais projetos, levar o parque para fora de nossos limites físicos, com Foz do Iguaçu e com as 399 cidades do Paraná. Ser uma referência no Brasil, na América Latina e no mundo”.
Por isso, nesse dia tão especial que é o aniversário de Foz do Iguaçu, os nossos parabéns! Podemos afirmar que temos orgulho em contribuir com o desenvolvimento local, e desejar que essa parceria cresça cada vez mais em prol dos benefícios para a sociedade.