Com a popularização da energia solar como fonte renovável de geração energética e a queda de preços constantes para aquisição de sistemas fotovoltaicos solares, a instalação de painéis solares ou placas solares tem se tornado vantajosa mesmo para pequenos consumidores de energia elétrica, com gastos em contas de luz abaixo até mesmo dos R$150,00. É importante ressaltar que a Soreli Sol Energias atua no oeste do Paraná.

No entanto, a decisão de investir ou não em energia solar, casos de baixos valores de consumo com Concessionária de energia depende de vários fatores, incluindo sua localização geográfica, padrões de consumo de energia (dias e horários), custos iniciais com instalação do sistema de energia solar e possíveis incentivos fiscais disponíveis para o cliente ou região da unidade consumidora atendida. Aqui estão algumas considerações:

Soreli Sol Energias garante que o sol é para todos
Foto: Divulgação.
  1. Localização geográfica: a eficiência da energia solar depende da quantidade de luz solar disponível na sua região. Lugares com mais horas de sol por dia são mais propensos a se beneficiar da energia solar. Neste caso, todas as cidades do oeste do Paraná e municípios lindeiros (como Missal, Santa Helena e Pato Bragado, por exemplo) têm excelentes índices de irradiação solar ao longo do ano inteiro.
  2. Padrões de consumo de energia: se você tem um consumo de energia constante ao longo do dia e do ano, a energia solar tende a ser mais vantajosa. No entanto, se você tem picos de consumo significativos durante a noite ou em épocas do ano com menos sol, mesmo com o sistema vigente de geração distribuída com compensação de créditos (net-metering) pode ser necessário considerar soluções de armazenamento de energia, como baterias (sistemas fotovoltaicos off-grid ou híbridos), o que pode levar a um aumento do custo do sistema e prolongamento do seu retorno de investimento.
  3. Custos iniciais: a instalação de painéis solares envolve os custos iniciais com a compra das placas solares (módulos fotovoltaicos), inversor solar, estrutura de fixação, cabeamentos e mão de obra, além de demais equipamentos. É importante calcular o retorno do investimento (ROI) para determinar quanto tempo levará para recuperar esses custos por meio das economias na conta de energia.
  4.  Incentivos fiscais e subsídios: muitos governos municipais da região lindeira do Paraná e até mesmo via convênios com Banco de Fomento ou Itaipu Binacional oferecem incentivos fiscais e subsídios para a instalação de sistemas de energia solar. Esses programas podem reduzir significativamente os custos iniciais e melhorar o ROI. Certifique-se de verificar quais incentivos estão disponíveis na sua área, cidade ou ramo de atuação.
  5.  Tarifas de energia elétrica: o custo da eletricidade na sua região afetará a economia dos painéis solares. Quanto mais cara a tarifa de luz da Concessionária, ou quanto mais altos os reajustes de tarifas baseados em inflação,  mais rapidamente os painéis solares se pagam.
  6.  Sustentabilidade e impacto ambiental: a energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável. Se você está preocupado com o meio ambiente e deseja reduzir sua pegada de carbono, a energia solar pode ser uma escolha atraente.
  7.  Manutenção e durabilidade: os painéis solares geralmente têm uma vida útil de 25 anos ou mais e requerem pouca manutenção (a Soreli Sol Energias recomenda pelo menos uma vez por ano a limpeza de placas solares de seu sistema) . Isso significa que, após o período de amortização ou pagamento de algum financiamento para energia solar que possa ter feito, você pode continuar economizando dinheiro por muitos anos.
Soreli Sol Energias garante que o sol é para todos
Foto: Divulgação.

Venha você também fazer desta revolução energética. Considere consultar um especialista em energia solar da Soreli Sol Energias para avaliar suas necessidades e calcular o potencial de economia antes de tomar uma decisão, a empresa atua no oeste do Paraná. O Sol é para todos!