O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Em quase toda casa brasileira tem uma caixinha ou até uma sacola com vários eletrônicos antigos que já não funcionam. Sempre nos dizem que não podemos jogar no lixo comum e o correto é fazer a reciclagem. Entretanto, não nos dão alternativas fáceis para descartar corretamente.
Pensando nisso, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) realizará no dia 17 de junho (sábado), das 9h às 17h, campanha para arrecadação de eletroeletrônicos e eletrodomésticos fora de uso. A ação será na terceira pista da Avenida Juscelino Kubitscheck, próximo à Praça da Paz, no centro de Foz.
Então se você tem smartphones que não usa mais, fones quebrados ou aquele pendrive torto que não encaixa mais na entrada do computador, essa é sua chance de se livrar deles da forma correta. O mesmo vale para os eletrodomésticos, o aspirador quebrado, o ferro que não esquenta ou o secador queimado. Selecionem todos os produtos que não funcionam mais ou estão completamente sem uso em casa e levem ao local da ação no dia e horário marcados.
stamos entusiasmados com essa parceria. A ação é uma excelente oportunidade para os moradores de Foz do Iguaçu e região contribuírem ativamente para a preservação do meio ambiente e a redução do impacto dos resíduos eletroeletrônicos. Além disso, é uma chance de se conscientizar sobre a importância da reciclagem e do descarte responsável
Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE
O objetivo é tornar a reciclagem responsável mais fácil para a população, as pessoas nem vão precisar sair do carro. Facilitar o descarte adequado ajuda a conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente, mas principalmente é uma forma de engajar a comunidade em práticas sustentáveis.
Esta importante ação em parceria com a ABREE vem em um momento bem oportuno, que é o mês do Dia Mundial do Meio Ambiente e também do aniversário da cidade. Pedimos a todos os moradores e moradoras de Foz que participem e aproveitem a oportunidade de descartar corretamente materiais que estão em desuso em suas residências
Chico Brasileiro, prefeito de foz do Iguaçu
Logística reversa e reciclagem
Você já deve ter ouvido a máxima: “nada se perde, tudo se transforma”. Embora a frase seja geralmente usada para falar sobre a natureza ou até a criatividade, nos últimos anos temos visto que isso precisa se aplicar ao processo industrial.
A logística reversa é o primeiro passo para essa economia circular. Trata-se de devolver à cadeia produtiva aqueles resíduos que já foram descartados, para que não acabem na natureza.
Ao destinar um material ao descarte correto, você está aumentando a vida dele. Na reciclagem, ele servirá de matéria-prima para a fabricação de novos itens. Caso seja algo que não possa ser, de fato, reciclado, sua ação ainda vai contribuir para que ele não contamine o ambiente e as pessoas. Isso significa diminuir o risco de da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias.
Além disso tudo, o processo de logística reversa promove o impacto positivo na economia. Segundo o Governo Federal, tem o potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado.
Como entidade gestora, a ABREE colabora no atendimento legal da destinação final adequada de 100% dos equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes descartados pelos consumidores. Com seus parceiros, soma mais de 4 mil pontos de recebimento pelo Brasil, estando presente em quase 1,3 mil municípios. E, no momento, contabiliza 158 pontos de recebimento espalhados pelo estado do Paraná.
Sobre a ABREE
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos. ABREE define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala.
Com 54 associados que representam 184 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros. Também contribui com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.