De quatro em quatro anos acontece as eleições em Foz para a escolha dos representantes municipais. Prefeito, vice-prefeito e vereadores conquistam no voto secreto o cargo para governar o município. Nessa eleição talvez muitos eleitores já tenham definido seus candidatos, no entanto, para quem ainda está indeciso sobre quem escolher uma forma de fazer isso é por meio da pesquisa, pois conhecer bem os candidatos em quem vai votar é um dever do eleitor. Por isso, preste atenção nessas dicas e aproveite esses últimos dias para pesquisar e votar com segurança.

O que devo fazer para conhecer os candidatos a prefeito e vereador da cidade de Foz do Iguaçu?

Uma das formas é por meio do site Divulgacandcontas.tse.jus.br. Nesse site consta as informações de todos os candidatos a prefeito de todas as cidades do Brasil. E para encontrar os candidatos a prefeitura de Foz do Iguaçu basta seguir o passo a passo abaixo:

Para encontrar o vereador basta selecionar a opção e então aparecerá a lista completa de nomes, por ordem alfabética.

Nesse site o eleitor vai encontrar as informações básicas de cada candidato e também os planos de governo dos candidatos a prefeito. Em alguns casos há detalhada a prestação de contas, receitas e despesas da campanha. Ali o eleitor encontra também a lista de partidos e as informações sobre cada partido.

E para saber como o dinheiro público está sendo gasto?

Outro site de confiança é o Portal da Transparência do Governo Federal, que foi lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004. O acesso é livre e o eleitor pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil.

Então além de ser uma forma de saber sobre os candidatos é também uma forma de fiscalizar quem está no poder ou irá assumi-lo, certificando-se assim como o dinheiro público está sendo gasto no município.

Como posso garantir meu voto nas eleições em Foz?

Como dito, votar é uma forma de exercer a democracia, escolhendo com consciência os representantes do seu município, por isso o voto é tão importante e necessário. Esse ano, por conta da pandemia, o sistema biométrico não estará funcionando conforme informações repassadas à 100fronteiras pelo Tribunal Regional Eleitoral de Foz do Iguaçu. Além disso, cada eleitor deverá levar sua caneta e estar usando máscara no dia da votação. Quem não tiver o título de eleitor impresso pode optar por levar o e-Título, o título de eleitor digital do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

(Foto: Internet)

Para isso, basta entrar na loja online do seu celular disponível para Play Store e App Store. Lá você segue o passo a passo para baixar e se não souber o número do seu título de eleitor pode se cadastrar pelo número do CPF. No entanto o título só estará válido para quem estiver em dia com a Justiça Eleitoral. Além de informações básicas, o app permite que você justifique seu voto, consulte suas informações junto à Justiça Eleitoral, entre outras opções.

Mesmo como o título digital, o título de eleitor impresso continua valendo, mas você precisará apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista). Já com o uso do e-Título isso não é necessário pois o e-Título já contem a foto. Mais informações sobre como fazer o cadastro você encontra no site do TSE.

Agora que você já sabe como pesquisar a preferência por um candidato não deixe de comparecer ao colégio eleitoral neste domingo. A votação inicia as 07h e vai até as 17h lembrando que das 07h às 10h a preferência é para os idosos. E para quem já tem seu candidato definido é permitido realizar manifestações silenciosas e individuais, além de utilizar adesivos e demais itens de propaganda, desde que faça isso de forma silenciosa e respeitosa, orienta o TSE.

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras.

Participe da conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião