Anúncio Publicitário.

Hoje, dia 30 de março, a licitação para a construção de mais um porto seco em Foz do Iguaçu foi publicada no Diário Oficial da União. Mas o que isso significa?

Licitação é um procedimento administrativo para a contratação de serviços, com o objetivo de ter propostas mais justas e vantajosas.

No caso do novo Porto seco de Foz do Iguaçu, os interessados devem mandar suas propostas com detalhes sobre as tarifas e os investimentos que pretendem fazer. E, é claro, dizer o local onde o Porto Seco será construído.

No dia 3 de maio, às 9 horas, as propostas serão abertas. Assim, o vencedor terá a permissão para prestar serviços públicos na movimentação e armazenagem da cidade pelos próximos 25 anos. Ao longo desse tempo, estima-se que mais de 303 milhões de reais serão investidos.

O que são Portos Secos?

São recintos alfandegados de uso público, controlados pela Receita Federal. Os Portos Secos executam movimentação, armazenamento e despacho aduaneiro de mercadorias.

Quais são os produtos exportados?

No ano passado, por exemplo, os principais produtos exportados para a Argentina foram veículos automotivos, peças e madeiras. Já para o Paraguai foram cimento, fertilizantes, adubos e máquinas agrícolas.

O que o Brasil importa dos outros países?

As principais mercadorias oriundas do Paraguai são os grãos, como arroz, trigo, milho, soja. Mas também, carne, ferro e têxtil. No caso da Argentina, vieram peixes, frutas, alho, azeitonas, celulose, feijão e farinha de trigo.

Qual é o objetivo da construção de um novo Porto Seco?

Além de melhorar o movimento das cargas, o novo Porto Seco quer contribuir para o crescimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. Isso tem dado certo, uma vez que o Porto Seco iguaçuense é o maior de toda a América Latina.

Porto Seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina. Foto – Amanda Yargas.

A construção

Segundo a demanda da Receita Federal, o novo Porto Seco deverá ter um armazém de 3.500 m², um pátio pré-embarque de mais de 19 mil m², um pátio interno para movimentação e estacionamento de veículos com área de aproximadamente 250 mil m².

Para saber mais, acesse Novo Porto Seco em Foz: entenda a polêmica por trás do assunto

Como o vencedor será escolhido?

Aquele que atender todos os requisitos do edital e ofertar as menores tarifas para os serviços de armazenagem e movimento vencerá a concorrência e terá a permissão de prestar serviços públicos nessas áreas pelos próximos 25 anos.

Veja o edital na íntegra

Espaço Publicitário