Quem costuma passar pela Rodovia das Cataratas percebe o fluxo de trabalho que avançam dia após dia. A duplicação da BR-469 ocupa um trecho de 8,7 quilômetros, entre o trevo de acesso à Argentina e o portal de entrada do Parque Nacional Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu.
Atualmente, os serviços no trecho estão concentrados na terraplenagem e implantação de dispositivos de drenagem (principalmente bueiros), implantação de muros de contenção, bem como no passa fauna do km 2+940, e na execução da infraestrutura da nova ponte sobre o Rio Tamanduá.
As obras avançaram também no canteiro de obras, onde estão sendo executadas centenas de pré-lajes da nova ponte, e também as 18 vigas do viaduto do km 2,2, com armação de estruturas de aço e concretagem das estruturas que futuramente serão lançadas sobre as colunas do mesmo.
Permanece em execução a conservação rotineira da faixa de domínio da rodovia, com execução de roçada, limpeza de sarjetas e pintura de meios-fios, entre outros. A previsão de término da duplicação é março de 2024.
O investimento é de R$ 129,66 milhões, fruto de uma parceria entre governo estadual, governo federal e a Itaipu Binacional. Além da duplicação, também serão implantadas vias marginais, passeios, ciclovia, uma nova ponte sobre o Rio Tamanduá, passa-faunas, iluminação com LED e quatro viadutos: no km 2,2, no km 3,9, no km 7,6 e no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.