O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
A recente ação de reciclagem de eletrodomésticos e eletroeletrônicos em Foz do Iguaçu, promovida pela Prefeitura Municipal e pela ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), recolheu 3.820 kg de resíduos.
A campanha, que ocorreu no formato drive-thru, contou com o descarte massivo de televisores, micro-ondas e equipamentos de informática.
No sábado, 17 de junho, a população de Foz do Iguaçu contribuiu com a sustentabilidade do meio ambiente, descartando esses itens pós-consumo em um evento coorganizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a ABREE. Esta iniciativa de reciclagem de eletrodomésticos integra as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se estendem por todo o mês de junho.
Os itens coletados foram encaminhados para reciclagem de acordo com as normas ambientais, garantindo que voltem como matéria-prima para a cadeia produtiva.
Além disso, a prefeitura fornece pontos de descarte para materiais diversos como pilhas, baterias, pneus e lâmpadas fluorescentes em sua página oficial: Descarte de Resíduos em Foz do Iguaçu.
Foto: PMFI.
Logística reversa e reciclagem
Você já deve ter ouvido a máxima: “nada se perde, tudo se transforma”. Embora a frase seja geralmente usada para falar sobre a natureza ou até a criatividade, nos últimos anos temos visto que isso precisa se aplicar ao processo industrial.
A logística reversa é o primeiro passo para essa economia circular. Trata-se de devolver à cadeia produtiva aqueles resíduos que já foram descartados, para que não acabem na natureza.
Ao destinar um material ao descarte correto, você está aumentando a vida dele. Na reciclagem, ele servirá de matéria-prima para a fabricação de novos itens. Caso seja algo que não possa ser, de fato, reciclado, sua ação ainda vai contribuir para que ele não contamine o ambiente e as pessoas. Isso significa diminuir o risco de da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias.
Além disso tudo, o processo de logística reversa promove o impacto positivo na economia. Segundo o Governo Federal, tem o potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e inserir mais de R$ 700 milhões no mercado.
Sobre a ABREE, entidade gestora sem fins lucrativos fundada em 2011, ela é uma pioneira em organizar o sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no Brasil. Com 54 associados representando 184 marcas, a ABREE desempenha um papel crucial na implementação, fiscalização e auditoria dos serviços de reciclagem. Para mais informações sobre suas ações, visite ABREE.