Crescimento. Essa é uma palavra que tem tudo a ver com o Dr. David Wilkerson. Mineiro e de família numerosa, o doutor sempre soube o que queria para a vida: ser médico. Seu pai é da área da saúde e ele cresceu vendo-o trabalhar. Mas quando se é criança esse sonho parece algo distante demais, muitas vezes inalcançável, principalmente para uma família simples.

No entanto, o Dr. David sempre manteve a convicção de que tornaria esse desejo real. Para isso, ele teve em sua mãe, sua grande mentora, o apoio e incentivo. Começou estudando odontologia, mas logo seguiu para o seu grande sonho – a medicina. Se tornou médico em 2014, mesmo ano que desembarcou na fronteira para a experiência mais marcante da sua vida. 

“Eu sempre quis ser médico, mas nunca pensei em ser pediatra. No entanto, a pediatria me escolheu. Eu tinha facilidade em reconhecer sinais e sintomas e isso foi me fazendo gostar cada vez mais da área. Além disso, sou muito hiperativo, eu gosto de ver acontecer, gosto de resultado, pois tenho também uma veia empreendedora. Na pediatria eu consigo ver o resultado do meu trabalho, pois atendo uma criança, tenho um diagnóstico, oriento, repasso a outro profissional se for o caso, e logo ela está restabelecida. A pediatria me traz resultado e satisfação”, revela o doutor.

Dr. David Wilkerson, pediatra no Instituto Crescer com os pacientes
Dr. David com seus pequenos pacientes.

Cuidar dos pequenos era o que realmente queria fazer, eles precisam de todo amor, carinho e cuidado, para desenvolver os primeiros passos e se tornarem seres independentes, descobri que isso me faria um profissional realmente feliz e realizado.

dr. david

No entanto, só ser pediatra não era suficiente. O doutor sempre foi uma alma inquieta, em busca de desafios. Um adulto com alma de criança que sonha em mudar o mundo. Por isso ele chegou em Foz do Iguaçu, para reinventar a pediatria da cidade. Sair do padrão engessado das clínicas e hospitais para criar algo novo: um lugar lúdico que unisse todas as especialidades da pediatria em um atendimento 100% humanizado. O nome desse lugar não poderia ser outro: Crescer.

Crescer Instituto de Pediatria

“Quando eu cheguei aqui, senti falta de uma estrutura onde as mães pudessem ir com os filhos e pudessem realizar todos os tratamentos dentro de um centro clínico. Porque constantemente eu tinha pacientes que consultavam comigo, porém precisavam passar por especialistas que, muitas vezes, não tinham na cidade. Logo, percebia que dependendo da família, não davam continuidade ao tratamento pelas dificuldades que isso implicava. Então pensei, porque não trazer esses profissionais e facilitar a vida de tantas famílias? Com isso, tive a ideia de criar o Instituto Crescer, para reunir todas as especialidades pediátricas em um só lugar. Hoje somos o primeiro e maior centro clínico pediátrico de Foz e região. Reunimos o maior número de especialistas e sub especialistas em pediatria. Atendemos desde o bebê na barriga da mãe a partir da 35º semana de gestação até a adolescência”, explica.

No início não foi fácil. O Dr. David relembra que, quando chegou, teve dificuldades em colocar o sonho do Instituto em prática, pois a realidade da cidade era totalmente diferente. Antes de abrir a Crescer, ele trabalhou em diversos hospitais da cidade, nas áreas de urgência e emergência e salas de parto, para conhecer a prática da pediatria de Foz. Em um desses hospitais, inclusive, chegou a reformar o consultório que atendia, incluindo elementos lúdicos para criar um ambiente mais familiar para os atendimentos. Hoje ele não atende mais lá, mas a sala permanece do mesmo jeito, é como se ele tivesse deixando seu legado por onde passa. “Fiz uma imersão na pediatria da cidade. Precisava conhecer essas crianças, famílias e as suas realidades. Com isso, agreguei conhecimento e fiz amigos que passaram a acreditar no meu projeto e a sonhar junto comigo, para que a Crescer pudesse nascer em 2020”, ressalta.

“Sou humilde para pedir ajuda aos meus colegas e com isso busco crescer cada dia mais. Todo meu sucesso devo a Deus, minha família, amigos e claro, a equipe que trabalha comigo”.

dr. david

Para realizar esse sonho, o doutor compartilhou o projeto com três colegas médicas, que amaram a ideia e tornaram-se sócias do Instituto. Todos tinham uma característica em comum: o compromisso profissional com o trabalho. Hoje o instituto conta com uma equipe multiprofissional e é referência na região, tendo uma grande fila de espera para os atendimentos. Através da Crescer ele trouxe profissionais especialistas que não existiam na cidade e, com isso, Foz ganhou um corpo clínico de pediatras novos. “Aqui o paciente consegue ser atendido em todas as suas necessidades e, com isso, eu consigo acompanhar esse paciente. Sempre idealizei esse projeto, que atendesse as demandas da cidade, agregando qualidade no atendimento e acolhimento de toda a família. Aqui em Foz não poderia ser diferente, uma cidade deste porte, que faz fronteira com mais dois países, além de comportar, merece uma estrutura como a nossa”, explica.

O Instituto como um todo foi idealizado pelo doutor, pois ele carregava a intenção de criar um centro clínico humanizado. “Na minha infância a imagem do consultório médico era um lugar frio, com pouco acolhimento, aquelas cores sóbrias juntamente com o médico de jaleco branco me deixavam inseguro e com medo. Eu não queria causar isso em meus pacientes. Portanto, tudo aqui na clínica é lúdico, desde a decoração da entrada, as salas que são temáticas, a roupa dos profissionais, o atendimento humanizado, enfim, eu quero que essa criança se sinta segura e feliz aqui no Instituto”.

Dr. David Wilkerson, pediatra no Instituto Crescer

Além da preocupação em proporcionar um ambiente saudável para os pequenos, o Dr. David também se preocupa com as famílias. Para isso, ele utiliza suas redes sociais onde passa dicas e orientações, além de mostrar um pouco da sua rotina, criando assim uma aproximação com os pais, gerando ainda mais confiança em seu trabalho.

“A função do pediatra é a promoção, prevenção e tratamento de crianças e adolescentes. É o que eu faço todos os dias. Para isso, uso um vocabulário simples e de fácil entendimento, conduzindo a consulta com leveza, sempre de forma a acalmar a família que muitas vezes chegam tensas/aflitas com seus pequenos. Eu não hierarquizo conhecimento, eu digo que é uma soma: a vivência e experiência da mãe associado ao meu conhecimento, afinal de contas, partilhamos o mesmo interesse – a garantia de um bom tratamento e a saúde e bem estar de seu filho. Não sou um pediatra engessado, que vai brigar com a forma com que os pais cuidam das crianças, eu faço com que sintam-se à vontade para conversarem comigo e, assim, eu os oriento”, reforça.

Missão de vida 

Talvez parte da missão de vida do doutor já esteja cumprida. Hoje ele é sócio-diretor do Instituto Crescer de Pediatria, é preceptor de Residência Médica no sistema único de saúde, pelo Hospital Sírio Libanês e do internato de pediatria da Unila, além de prestar serviços pediátricos no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Hospital e Maternidade Cataratas e Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu. Mas ele quer mais! Seu desejo é expandir o Instituto, proporcionando o atendimento humanizado para mais crianças. Ele também, como um bom empreendedor, atua com outros negócios na cidade e está sempre crescendo pessoal e profissionalmente.

Dr. David Wilkerson, pediatra no Instituto Crescer com seus pais
Dr. David com seus pais.

“Atualmente eu sou pediatra geral, pelo Instituto Brasileiro de Ciências Médicas, e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Pediatria, atuando na promoção e prevenção da saúde das crianças, e estou fazendo pós-graduação em Dermatologia Pediátrica. Eu sinto que estou onde deveria estar e sou grato por isso. É a gratidão que me move e busco trazer isso diariamente para minha vida. Penso que muitas vezes ficamos focado só em ter esperança, em ficar esperando algo acontecer, mas isso não é o suficiente, associado a isso você tem que ser uma boa pessoa, se dedicar ao máximo em tudo o que irá fazer e ser grato por toda e qualquer conquista”, reflete.

“Eu sempre falo que devemos ter fé em nós mesmos, acreditar que somos capazes de fazer e que dará certo, ser otimistas e jamais perder a esperança”.

Dr. David

Apesar das dificuldades no início, o Dr. David nunca deixou de acreditar em si mesmo e de trabalhar muito para colher os resultados da profissão que é sua paixão. Perguntado sobre onde encontrou força e inspiração para realizar esses sonhos, o Dr. David comenta que primeiramente em Deus e nos seus pais, na sua irmã Priscila, que é como sua segunda mãe, a equipe do Instituto Crescer – a amiga, sócia e colega de profissão, Dra. Rafaella Boszczovski, e a amiga pessoal Aline Toffoli –, pessoas especiais que lhe fortalecem e motivam a nunca desistir. 

“Hoje, além de poder realizar meus sonhos, ainda tenho o privilégio de trabalhar na fronteira, onde me sinto um pediatra das nações, pois consigo atender pacientes de diversas nacionalidades e etnias. Recebo diariamente famílias que têm costumes e sotaques diferentes. Isso me traz grande satisfação. É como se eu trouxesse para o meu consultório um pedaço de cada canto do mundo. Sou muito grato pela vida que tenho e por fazer diferença na vida das famílias que confiam seu bem mais precioso em minhas mãos”, finaliza.

Dr. David Wilkerson, pediatra no Instituto Crescer

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião