Com esse pequeno gesto você é capaz de salvar até três vidas e se tornar o herói de alguém.
No dia (14) foi comemorado o Dia Internacional do Doador de Sangue e o lema adotado neste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é: “O sangue seguro salva vidas”.
Doação de sangue
Essa data foi intitulada para agradecer aos doadores voluntários e conscientizar mais pessoas que é necessário a doação de sangue seguro, sendo importantíssimo para salvar vidas e realizar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos, como: tratar os feridos durante emergências de todos os tipos, desempenhando um papel essencial no tratamento de crianças com anemia grave, oncologia, hemoglobinopatias, transplantados, hemorragias causadas por problemas vasculares e cirurgias ortopédicas, entre outras. Além disso, o inverno costuma ser o período que menos recebe doações e por isso, é sempre importante continuar doando para manter os bancos de sangue abastecidos. Como faço para doar? Ter uma boa saúde; Ter entre 18 e 65 anos; Pesar mais de 55 quilos; Não ter doenças sexualmente transmissíveis; Não usar drogas; Não estar grávida ou amamentando; Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; Não precisa estar em jejum; Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h; Não ter ingerido álcool nas 12 últimas horas. Onde posso doar? Em Foz do Iguaçu há o Hemonúcleo, que está localizado na Av. Gramado, 364 – Vila A e funciona das 8h às 17h. Caso não esteja em Foz pode procurar o hemonúcleo mais perto da sua cidade acessando esse link: “Onde Doar”.
Lembrando que homens podem doar em um intervalo mínimo de 60 dias, ou seja, podem doar até quatro vezes por ano. Já as mulheres conseguem doar até três vezes por ano, pois é preciso esperar um intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra.
Aproveite esse momento para fazer uma boa ação e ajudar a salvar vidas. Se tiver alguma dúvida pode estar telefonando para o Hemonúcleo de Foz: (45) 3576-8020.

Participe da conversa

3 Comentários

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião