O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Nos dias 24 e 25 de novembro, Foz do Iguaçu terá um motivo a mais para se orgulhar. É que o artista fluminense Igor Izy estará na Terra das Cataratas para pintar um mural em homenagem à onça-pintada, o maior felino das Américas e um dos símbolos do Parque Nacional do Iguaçu.
A iniciativa faz parte do Projeto Onça Grafiteira, uma ação conjunta entre o artista e o Projeto Onças do Iguaçu, que visa sensibilizar as comunidades para a conservação da espécie. O evento conta com o apoio do Visit Iguassu e associados, que prepararam esta surpresa para celebrar o Dia Internacional da Onça-Pintada, comemorado no dia 29 de novembro.
O mural terá cerca de seis metros de altura e largura, e ficará na rua Benjamin Constant, 493. Quem quiser acompanhar a criação da obra poderá fazê-lo na sexta-feira (24) das 14 às 17 horas e no sábado (25) das 9 às 12 horas. Além disso, o artista também realizará uma oficina de grafite para crianças da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, no dia 24 de novembro, das 9 às 11 horas.
Segundo a diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, contribuir com a preservação da onça-pintada é muito significativo para a entidade. “Estamos imensamente felizes e orgulhosos por integrar este projeto, que é muito importante para o nosso bioma”, afirma.
Projeto Onças do Iguaçu
A coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, explica que o objetivo é utilizar a arte como ferramenta de conexão entre o Parque Nacional, a comunidade e as onças. “O medo é uma grande ameaça para estes felinos. Por isso, queremos dar um senso de pertencimento e de responsabilidade compartilhada por sua proteção, sempre com a visão de transformar espectadores em atores do processo”, diz.
De acordo com a última estimativa populacional, realizada em 2020, o Parque Nacional Iguaçu abriga cerca de 24 onças-pintadas em toda a sua extensão. A iniciativa do mural acontecerá também nos outros nove municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu: São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul, Matelândia, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Serranópolis do Iguaçu, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. A ideia é tornar os grafites pontos de referência em todos estes municípios.
Sobre o artista Igor Izy — Criador e participante de diversos projetos sociais, o artista nascido na Baixada Fluminense, zona norte do Rio de Janeiro, já pintou um grande mural, em parceria com a ONU, e trabalhou em projetos com grandes museus e marcas como CCBB RJ, Oi, New Balance, Paco Rabanne e Vans. (Com assessoria)