Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Cidade conta com o trabalho de um instituto de promoção da região trinacional que auxilia em todos os processos, desde a candidatura de Foz do Iguaçu como sede do evento, até a promoção e realização do mesmo

“Foi recorde dos recordes, tanto de público como do nível de satisfação, o melhor dos últimos 10 anos”, contou César Henrique Daher, diretor de eventos do Instituto Brasileiro do Concreto, referindo-se à realização do 60º Congresso Brasileiro do Concreto e o 3º Congresso Internacional de Barragens, em Foz do Iguaçu, no ano de 2018. Ele ainda creditou ao Visit Iguassu o sucesso conquistado nos eventos, durante jantar realizado na última quinta-feira, 15 de março, em Curitiba para reforçar a imagem do Destino Iguassu como o principal destino de eventos do Paraná.

O trabalho de promoção e marketing do Destino Iguassu desenvolvido pelo Visit Iguassu no Brasil e no mundo, aliado à infraestrutura da região, atrativos turísticos, produção de conhecimento científico e a localização estratégica da cidade na América Latina, permitiu que Foz do Iguaçu se consolidasse, nos últimos anos, no 3º lugar no ranking de cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, da Associação Internacional de Congressos e Convenções, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Somente em 2018, foram realizados 90 eventos que contaram com apoio do Visit Iguassu. Com eles, mais de 45 mil turistas de negócios movimentaram hotéis, restaurantes, atrativos e serviços. “Um número de eventos muito maior que esse acontece diariamente nos centros de eventos da cidade. Foz oferece seis grandes centros de eventos localizados em hotéis, inclusive o maior do Brasil em hotel, com capacidade para até 4.500 pessoas em sua maior sala”, comenta Basileu Tavares, diretor executivo da entidade.

O apoio do Visit Iguassu aos promotores de eventos não é meramente institucional, explica Basileu. “Nós temos uma equipe tecnicamente capacitada e um grupo de empresas que estão à disposição para auxiliar em todo o processo de atração, promoção e realização do evento”, destaca.

A entidade dá subsídio desde o processo de candidatura da cidade, até o momento das contratações de prestadores de serviços e a definição do local onde o evento será realizado. “Os promotores conhecem a região a partir de uma visita à Foz do Iguaçu, ofertada pelo Visit Iguassu. É a oportunidade de ver de perto toda a infraestrutura do Destino e de validar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas da cidade”, observa Alexandre Jung, gerente de Eventos da entidade.

Por que Foz do Iguaçu?

A infraestrutura de hospedagens da cidade é um dos principais motivos, apontados pelo gerente de Eventos do Visit Iguassu. “São mais de 30 mil leitos que comportam os mais variados segmentos. Somos premiados tanto como o melhor hotel de luxo da América Latina, o Belmond Hotel das Cataratas, pelo Forbes Travel Guide (2019), quanto pelo melhor hostel do Brasil, o Concept Design Hostel, segundo a revista Viagem e Turismo da editora Abril (2017/2018). Isso demonstra que além da grande variedade, o Destino Iguassu preza pela qualidade algo que se estende aos organizadores de eventos, agências de receptivo e várias outras categorias de empresas”, ressalta Alexandre Jung.

A rede hoteleira da cidade tem grandes centros de eventos. “Em 2019 vamos sediar o 22º Congresso Brasileiro de Enfermagem, o principal e maior evento da área de enfermagem da América Latina, e que deve receber cerca de 6 mil profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares”, conta Alexandre.

As Cataratas do Iguaçu também se destacam num cenário internacional de atrações turísticas. “Elas são nossa grande referência quando pensamos em atrativos, mas não são a única opção. Foz do Iguaçu também é a cidade da Itaipu Binacional, Parque das Aves, faz fronteira com outros dois países – Argentina e Paraguai –, o que enriquece muito a experiência do congressista, nas áreas do conhecimento, da cultura e da gastronomia’’, observa o gerente de Eventos do Visit.
A localização de Foz do Iguaçu na América Latina dá a ela outra importante vantagem como destino de eventos desta abrangência. Alexandre explica que “uma das grandes tendências nas propostas de congressos e feiras é a integração, que nada mais é que a possibilidade de unir profissionais de diversos países para a troca de experiências. Foz tem esse potencial pela sua localização, por unir três países, ter à disposição três aeroportos e oferecer, em seus serviços, atendentes preparados para essa variedade de idiomas comum na região”.

Paraná, uma potência turística

Na noite desta quinta-feira (14), em Curitiba, o Visit Iguassu reuniu cerca de 70 pessoas entre promotores de eventos, representantes de entidades que organizam eventos técnico-científicos, autoridades e imprensa, para apresentar detalhes da política de apoio da entidade à realização de eventos.

Representando o governador do estado, Ratinho Júnior, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Amilcar Cavalcante Cabral, falou sobre a transformação do turismo nesta nova gestão. “Entendemos que o turismo e meio ambiente estão ligados e é desta forma que vamos trabalhar nos próximos anos”, explicou.

Segundo Amilcar, a divulgação turística ganhará um reforço do governo estadual. “Na busca por mais espaço nas mídias e com o objetivo de promover o turismo do Paraná, 30% da verba da Secretaria de Comunicação será destinada a ações de divulgação de destinos e atrações turísticas do estado”, afirmou.

 

Espaço Publicitário