Colégio Sesi Internacional - display portal

Com a retomada do turismo em Foz do Iguaçu, a cidade voltou a respirar economicamente, e em paralelo, o fluxo de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu aumentou.

De acordo com dados da Infraero, até o mês de julho de 2021 a movimentação de voos alcançou, aproximadamente, 45% do volume de voos de 2019 (ano sem impacto da pandemia). A perspectiva é que esse volume continue crescendo nos próximos meses. 

A companhia aérea que mais atua no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, atualmente, é a Azul Linhas Aéreas. Ainda não há previsão de retorno dos voos internacionais. Mas o Aeroporto está preparado e com infraestrutura adequada para este tipo de operação. 

De acordo com a Infraero, os destinos mais frequentes do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu são para as cidades de Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Campinas e São Paulo. 

Comparativo de voos em Foz do Iguaçu em 2020 (ápice da pandemia) e 2021

A pandemia começou em meados de março de 2020, época em que o mundo parou e um sentimento de medo contagiou as pessoas. Nessa época, o “fique em casa” virou uma obrigação, trabalhos, escolas e muitas viagens foram suspensas.

Agora em 2021, com o avanço da vacinação a pandemia deu uma “trégua”, e a rotina da população vai voltando ao seu normal, e com isso, as viagens também vão retomando o seu espaço.

E como viagens remete a voos, fizemos um comparativo da quantidade de voos e decolagens no Aeroporto de Foz do Iguaçu do primeiro semestre de 2020 com o primeiro semestre de 2021.

No primeiro semestre de 2020, tivemos um total de 5.943 pousos e decolagens no aeroporto de Foz do Iguaçu.

Dados Infraero Aeroporto de Foz do Iguaçu referente a agosto de 2020
Dados Infraero do Aeroporto de Foz do Iguaçu referente ao primeiro semestre de 2020.

Já no primeiro semestre de 2021, o total foi de 6.030 pousos e decolagens no Aeroporto.

Dados Infraero Aeroporto de Foz do Iguaçu referente ao primeiro semestre de 2021
Dados Infraero do Aeroporto de Foz do Iguaçu referente ao primeiro semestre de 2021.

Em comparação ao primeiro semestre de 2020 que registrou 5.943 e o primeiro semestre de 2021 que marcou 6.030 pousos decolagens, podemos perceber um aumento de aproximadamente 1,46% na movimentação de voos.

Apesar do aumento não ser um número significativo, já é um sinal de alívio. A cidade está com boas expectativas com a retomada do turismo, e consequentemente da retomada da malha aérea.

A Infraero informou que a expectativa de movimentação para a alta temporada de fim de ano deverá ser divulgada em novembro, pois depende de confirmações de vendas de passagens e malhas aéreas das companhias aéreas. 

Novas rotas e voos extras no Aeroporto de Foz do Iguaçu

E para impulsionar ainda mais a retomada, várias companhias aéreas estão anunciando voos extras e diretos na cidade, além de várias promoções.

Florianópolis e Foz do Iguaçu estrearam voo regular entre si, a estreia aconteceu no dia 10 de setembro. O voo foi operado pela Azul Linhas Aéreas. O voo regular entre Foz do Iguaçu e Florianópolis é inédito, pois a rota só era disponível na alta temporada.

Desde então, serão feitos 3 voos semanais entre os destinos turísticos. A programação inicial é às segundas e sextas-feiras com partida de Florianópolis às 12h e chegada em Foz do Iguaçu às 13h20, além de mais uma opção no sábado, às 15h55, com chegada prevista às 17h15 na Terra das Cataratas.

O Aeroporto de Foz do Iguaçu também vai contar com voo direto para Salvador na alta temporada. A nova rota será feita pela companhia aérea Azul, que aumenta a sua oferta de voos em Foz do Iguaçu.

As operações começarão a partir de 17 de dezembro deste ano e as passagens já estão à venda. Os voos saem de Salvador às terças e sextas-feiras, à 1h da manhã. No mesmo dia, eles partem de Foz com destino a Salvador às 13h45 da tarde.

Além de toda a iniciativa por parte das companhias, Foz do Iguaçu vai integrar a retomada do programa Voe Paraná.

A cidade está positiva em relação aos voos, sendo que é o principal meio de os turistas virem até a Terra das Cataratas. O feriado de Independência do Brasil foi um ponto de partida para a confirmação da retomada na cidade.

A companhia aérea Itapemirim Transportes anuncia que a partir do dia 1º de dezembro a ITA passará a oferecer um voo diário entre Guarulhos e Foz do Iguaçu, além de outros destinos.

No Paraná, a ITA já voa desde o dia 3 de julho para Curitiba.

O voo sai do Aeroporto Internacional de Guarulhos às 11h55, com chegada prevista no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu às 13h30. Na volta, o voo parte do terminal de Foz às 14h35, com chegada prevista em São Paulo às 16h05.

A operação será realizada com aeronaves Airbus A320, com capacidade para transportar confortavelmente até 162 clientes.

As passagens dos voos para Foz do Iguaçu já estão à venda no site da companhia, em www.voeita.com.br

Comentários

Deixe a sua opinião