Com a pandemia declarada, diversos locais adotaram a quarentena. Em nossa região não é diferente, muitas empresas, universidades, pontos turísticos e lojas já iniciaram a prevenção.
As campanhas de paralisação podem interferir na economia local, afetando principalmente os menores comércios e trabalhadores autônomos.
O papel de conscientização que devemos adotar é a valorização, não nos concentrarmos em consumir apenas de grandes empresas, mas realizar compras em mercados menores e usufruir os produtos de empresas locais. Também ver as novas alternativas ofertadas por conta da quarentena, como serviços de delivery e compras on-line.
Multinacionais não se prejudicam com facilidade; pequenos negócios, sim.
Em Foz do Iguaçu, as empresas inovaram e estão tomando as devidas precauções atendendo de formas diferenciadas e sempre de forma positiva, facilitando assim a vida das pessoas que estão sem sair de casa.
E neste momento em que há tantas pessoas que podem e devem ficar de quarentena, fazendo a sua parte na prevenção da proliferação desse vírus, valorizar o comércio local de quem precisa de apoio é também uma maneira de ajudar. Portanto apoie e compre no comércio local.
Agora pela manhã o Prefeito Municipal Chico Brasileiro decretou o fechamento de alguns serviços na cidade:
Serviços suspensos
A partir de sexta-feira (20) fica determinado o fechamento de shopping centers, lojas comerciais e comércio em geral. Estão suspensas também atividades em bares, cinemas, museus e teatro, serviços de organização de feiras, congressos, exposição e festas, clubes, associações recreativas, áreas comuns, piscinas e academias em condomínio.
Os condomínios residenciais ou empresariais estão proibidos de ceder os espaços sociais/comunitários, denominados de salão de festas, para qualquer tipo de atividade dos moradores.
Serviços mantidos
De acordo com as novas medidas, ficam mantidos os serviços considerados essenciais como mercados, supermercados, casas lotéricas, instituições financeiras, farmácias, panificadoras, postos de combustíveis, distribuidoras de água e gás, serviços funerários e clínicas veterinárias. Também serão mantidas as atividades essenciais relacionadas aos serviços de saúde pública e privada de urgência e emergência, e internação aos pacientes.
Com relação ao comércio local, foi informado que o estabelecimento deve limitar a venda de mercadorias de forma a impedir a formação de estoque por parte do consumidor, prejudicando a coletividade. Padarias e restaurantes poderão manter o atendimento, desde que atendam as restrições sanitárias que incluem higienização dos espaços e distância mínima de dois metros entre os usuários. Está permitida também a entrega de produtos ou alimentos direto ao consumidor, na forma de delivery. Forças de segurança, incluindo a Polícia Civil, Militar e Guarda Municipal vão reforçar a segurança nos ambientes abertos.
Lembrando que o governo federal decretou algumas medidas que visam a auxiliar os empresários e empreendedores no período de quarentena:
• Adiantamento, em três meses, do pagamento do Simples Nacional e depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores;
• Crédito do Proger/FAT para micros e pequenas empresas;
• Redução de 50% nas contribuições do Sistema S por três meses;
• Simplificação das exigências para contratação de crédito e dispensa de documento (CND) para renegociação de crédito;
• Facilidade de desembaraço de insumos e matérias-primas industriais importadas antes do desembarque;
• Desoneração temporária de IPI para bens importados listados que sejam necessários no combate ao covid-19; e
• Desoneração temporária de IPI para bens produzidos internamente listados que sejam necessários no combate ao covid-19.
Por isso, mais uma reforçamos a permanência em casa e também o apoio ao comércio local por meio dos pedidos delivery. Vamos todos nos ajudar, mesmo na distância!
Relacionado