O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
O Paraná registrou um aumento significativo no consumo de energia elétrica no terceiro trimestre de 2023. Esse crescimento de 3,4%, em relação ao mesmo período de 2022, foi motivado, em grande parte, pelo calor fora de época, principalmente nos meses de agosto e setembro.
Os dados indicam que, entre julho e setembro deste ano, foram consumidos 8.195 GWh (gigawatt-hora) de energia. Ao analisarmos o período de janeiro a setembro, o volume total alcançou 25.036 GWh, representando um acréscimo de 2,1% em comparação com o ano anterior.
O setor residencial liderou o aumento com um impressionante crescimento de 8,8%. Esse salto pode ser atribuído ao calor atípico e a um incremento de 2% no número de consumidores residenciais, que chegou a 4.190.534 unidades. Já os setores comercial e rural apresentaram altas de 5,7% e 3,4% respectivamente.
Quando consideramos exclusivamente o mercado cativo da Copel, o consumo de energia no terceiro trimestre cresceu 4% em comparação com 2022. No geral, o ano de 2023 teve um aumento de 1,6% nos primeiros nove meses.
Um ponto a destacar é a crescente adesão aos sistemas de micro e minigeração distribuída, que registrou um surpreendente 59,5% de aumento no número de conexões, atingindo a marca de 293 mil em todo o Paraná, até setembro. O excedente de geração de energia dos clientes injetado na rede da Copel viu um crescimento de 83,7% no terceiro trimestre.
Em meio a esse cenário, surge a preocupação com o consumo consciente de energia, principalmente devido ao uso intensivo de aparelhos como ventiladores e ar-condicionados durante os períodos de calor.
Diego Munhoz, gerente de inovação e coordenador do Programa de Eficiência Energética da Copel, forneceu dicas valiosas sobre como economizar energia. Ele destacou a importância de preparar adequadamente o ambiente onde o ar-condicionado está em uso, como garantir que janelas e portas estejam devidamente fechadas.
Além disso, Munhoz ressaltou a necessidade de um planejamento exato ao comprar um ar-condicionado, focando no dimensionamento correto conforme o tamanho do ambiente. A recomendação é adicionar 600 BTUs por metro quadrado, por pessoa e por equipamento que gere calor. Para economia máxima, recomenda-se ligar o ar-condicionado ou o ventilador somente quando estiverem em uso e manter cortinas e persianas fechadas em dias mais quentes.
Dicas rápidas
Não deixar a geladeira próxima de fontes de calor (como janelas e portas);
Só abrir a geladeira o tempo necessário;
Evitar colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
Trocar a posição do chuveiro de inverno para verão;
Tomar banhos rápidos.
Ao seguir estas dicas, os consumidores não só garantem um ambiente agradável, mas também promovem o uso consciente da energia, contribuindo para um futuro mais sustentável.